Pular para o conteúdo principal

Vista aérea da cidade de Belo Horizonte
Foto: Divulgação PBH

Belo Horizonte passa a integrar a Rede Nacional de Governo Digital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte agora faz parte da Rede Nacional de Governo Digital (rede.gov.br). Trata-se de um ambiente de colaboração que tem como objetivo impulsionar a transformação digital em todo território brasileiro, com integração, coordenação e monitoramento de iniciativas para um Governo 100% Digital. O termo de adesão, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil, foi entregue, pelo secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, e por seu adjunto, Jean Mattos, ao secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel. 

 

A proposta da rede é apoiar a simplificação do serviço público, propiciar maior proximidade entre o governo e o cidadão, economizar tempo e custo e estimular um ambiente propício à inovação. Podem participar da iniciativa instituições públicas nos âmbitos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como entidades privadas e do terceiro setor interessadas.

 

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, André Reis, a Prefeitura de Belo Horizonte já possui várias iniciativas neste sentido, como a simplificação de 200 serviços ofertados, que eliminaram exigências desproporcionais, como autenticações e cópias de documentos disponíveis na base de dados do Município. A administração municipal também tem atuado para ampliar e modernizar os canais de atendimento online, para facilitar a vida do usuário, que pode acionar a Prefeitura de casa, sem precisar se deslocar até os balcões presenciais. 

 

“Acreditamos que a transformação digital e a desburocratização devem ser compromissos de todos os entes da federação. Por isso, é importante esse alinhamento nas três esferas de governo, integrando informações e dados. Dessa maneira, contribuímos, por exemplo, para evitar que o cidadão perca seu tempo, comparecendo em vários órgãos para fornecer as mesmas informações”, pontuou o gestor.