Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte é contemplada no Programa Alimenta Cidades do governo federal
Foto: Amira Hissa/PBH

Belo Horizonte é contemplada no Programa Alimenta Cidades do governo federal

criado em - atualizado em

O município de Belo Horizonte foi selecionado para participar do Programa Alimenta Cidades, uma iniciativa do governo federal que visa fortalecer a segurança alimentar e nutricional em áreas urbanas de todo o país. A inclusão da capital mineira no programa foi anunciada pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

 

De acordo com a Portaria publicada, Belo Horizonte se torna um dos municípios prioritários para a implementação da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades - Alimenta Cidades. Essa estratégia visa oferecer apoio institucional e técnico para a estruturação, implementação, monitoramento e avaliação de ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional.

 

A seleção dos municípios prioritários considerou critérios como o porte populacional e a situação de vulnerabilidade social. Belo Horizonte, como uma das capitais brasileiras e com uma população significativa, se enquadra nos requisitos estabelecidos.

 

O programa incentiva a participação ativa dos municípios na implementação das ações propostas, visando ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, especialmente nas comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social.

 

A participação de Belo Horizonte no Programa Alimenta Cidades representa um importante passo para fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na cidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população.

 

O próximo passo para o município é formalizar a participação por meio do preenchimento e assinatura da Manifestação de Interesse, conforme orientações disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

 

O Programa Alimenta Cidades reforça o compromisso do Governo Federal em promover políticas públicas que garantam o direito humano à alimentação adequada e saudável em todo o território nacional.