Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte apresenta queda no índice de crimes violentos

criado em - atualizado em

Os números da criminalidade violenta em Minas Gerais mostram Belo Horizonte como protagonista na queda do índice no Estado, conforme dados divulgados no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MG), na tarde desta terça-feira, dia 23.

 

O novo papel assumido pela Guarda Municipal como força de segurança estratégica e voltada para a prevenção, somando-se ao aparato do Estado, fez toda a diferença. É o que afirma o secretário de Segurança Urbana e Patrimonial, Claudio Beato. “Esse resultado, que há muito tempo não é constatado em Belo Horizonte, é fruto de uma parceria da PMMG, que tem feito um policiamento ostensivo, e da Guarda Municipal, que tem feito patrulhamento em áreas com maior incidência de crimes na cidade”.

 

De acordo com o secretário, o trabalho realizado pela Guarda Municipal segue um modelo já implantado com sucesso em outros países, no qual é feito um patrulhamento focalizado e voltado para áreas mais críticas. “Este trabalho continuará sendo feito pela Guarda na tentativa de reduzir ao máximo o índice de criminalidade em Belo Horizonte”, disse.

 

O resultado positivo pode ser conferido, sobretudo na queda de 22,75% nos homicídios consumados na capital, verificada na comparação do primeiro quadrimestre de 2016 com o mesmo período deste ano.

 

Os homicídios tentados seguiram a mesma tendência, com queda de 24,75%, e os roubos foram reduzidos em 13,84%. Nos três casos, assim como nas demais modalidades de crime, é possível verificar que os números de Belo Horizonte puxaram para baixo as taxas de criminalidade no Estado.


Confira tabela comparativa:
 

Tabela com números da criminalidade violenta em Minas Gerais