Pular para o conteúdo principal

Barragem Santa Lúcia recebe obras de desassoreamento

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou em junho os trabalhos de desassoreamento da Barragem Santa Lúcia, localizada no Parque Jornalista Eduardo Couri, regional Centro-Sul. O desassoreamento é uma etapa importante das ações de prevenção de enchentes do Córrego Leitão, que busca diminuir os problemas causados pela chuva na região. Os trabalhos estão sendo executados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), e a previsão de término é para o final do segundo semestre deste ano. A Prefeitura está investindo cerca de R$ 1,8 milhão na obra.

 

O desassoreamento tem como objetivo manter os níveis de água e capacidade de retenção da lagoa, que é de 100.000 m3 de água. Nesta nova etapa, a expectativa é a retirada de 10.000 a 15.000 m³ de material assoreado.

 

Após a retirada do material, o espelho d'água será restabelecido. O enchimento da lagoa ocorrerá naturalmente a partir da nascente existente, e o prazo depende da vazão da nascente e das condições climáticas.

 

Outras obras

As bacias de retenção são aquelas que contêm o espelho d’água e, de tempos em tempos, precisam passar por esse procedimento. O último trabalho de desassoreamento realizado na Barragem Santa Lúcia foi finalizado em agosto de 2013, sendo retirados cerca de 15.000 m³ de sedimentos, recuperação das margens em pontos localizados e  do espelho d’água, além de pequenas obras complementares.  O investimento foi de R$ 3,5 milhões.