Pular para o conteúdo principal

Mais de quinze crianças, incluindo uma cadeirante, se apresenta no teatro.
Foto: Divulgação PBH

Alunos dançarinos do programa Superar se apresentam no Instituto São Rafael

criado em - atualizado em
O 7º Festival de Dança Superando Barreiras, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, é uma das atrações do Setembro Verde, mês da pessoa com deficiência. Com o tema "Vale a Pena Ver de Novo", o espetáculo com 41 dançarinos será no auditório do Instituto São Rafael (avenida Augusto de Lima, 2109), Barro Preto, a partir das 18h30 desta quinta-feira, dia 12. A entrada é gratuita.

 

O festival é uma apresentação de dançarinos que são alunos do Superar, programa desenvolvido e realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A apresentação tem uma hora de duração e um roteiro com sete números. As coreografias são de Diego Valadares Godoy, Bárbara Félix Teixeira, Renata Lana Reis Medeiros e Jairo Rodrigues Pereira.

 

O Superar promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte e de atividades recreativas e funcionais. Mais de 900 pessoas com deficiência – física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo – são atendidas mensalmente pelo programa, que oferece aulas de 16 modalidades esportivas e culturais, entre elas a dança.

 

 

O programa

O programa conta com dois centros de referência (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo) e sete núcleos regionalizados - Colégio Marconi, Clube Palmeiras e escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves e João Moreira Salles, além da UFMG, Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte e da Associação de Surdos.

 

As 16 modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão. Os requisitos para participar do Superar são idade superior a seis anos e apresentação de laudo de deficiência. O ingresso é condicionado à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones 3277-4546 e 3277-7681.