Pular para o conteúdo principal

Equipes de voluntários do núcleo da defesa civil recebe instruções para alertar população
Foto: Divulgação/PBH

Alertar a população é fundamental para mitigação dos riscos no período chuvoso

criado em - atualizado em
Nos meses que antecedem ao período das chuvas a Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec), intensifica o trabalho preventivo de alerta e conscientização dos moradores das áreas de risco geológico das vilas e favelas e também das áreas de inundação da cidade. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec) é o órgão da PBH que tem a missão de coordenar todas as atividades de proteção e ser o elo entre a população e a administração municipal. Por meio do telefone 199, o cidadão pode comunicar, 24 horas por dia, sete dias na semana, as ocorrências de enchentes, inundações e deslizamentos e também solicitar vistorias em ruas, terrenos, casas, prédios e outras edificações.

Os agentes da Supdec realizam as vistorias e, conforme cada caso, tomam providências como o encaminhamento para abrigos e assistência material por meio da distribuição de cestas básicas, colchões, cobertores e outros materiais.

Entre outubro de 2017 e maio de 2018, último período chuvoso na capital, a Defesa Civil atendeu 4.563 solicitações. A maioria das demandas estão relacionadas a inundações e alagamentos de vias, deslizamentos de encostas, desabamentos e trincas de muros de arrimos, infiltrações e trincas de habitações e rachaduras e quedas de árvores.

Durante o período de estiagem, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil capacita alunos das escolas municipais sobre ações de prevenção e preparação, servidores da Prefeitura, ministra palestra em universidades, treina as pessoas que moram em áreas de risco, faz diversos simulados de fechamento de vias com a comunidade. O plano de contingência também é periodicamente atualizado. O público interno da órgão também recebe capacitação por meio de palestras.

Uma novidade deste ano é a melhora do processo de assistência aos afetados pelos desastres. “Estamos agilizando as ações de socorro daqueles que sofrem com as inundações e alagamentos. Mapeamos e setorizamos as vias com as principais ocorrências recorrentes. Este processo já foi apresentado e elogiado pelo representante da ONU no Brasil, inclusive socializado e copiado em outras cidades,” explica o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas.

A Supdec faz, ainda, plano de monitoramento e vistorias das áreas que foram mais afetadas no último período chuvoso, treinamentos com o Corpo de Bombeiros e com a Guarda Municipal, além de trabalhar em sintonia com o Centro de Operações da Prefeitura (COP) para o aprimoramento do plano de resposta a desastres.
 

Capacitação Núcleos de Defesa Civil - Nudec

Para ajudar no trabalho de prevenção e de socorro, a PBH conta com os Núcleos de Defesa Civil (Nudec). Eles são formados por cidadãos da comunidade que, através do trabalho voluntário e solidário, contribuem com ações preventivas nas áreas de risco, além de orientar e prestar socorro mais imediato nas situações de calamidade e emergência.

Durante o ano eles participam de diversas atividades de capacitação oferecida pela Urbel, como curso de noções básicas do Programa Estrutural em Área de Risco (PEAR), visita às áreas de risco de deslizamento. Além de habilitar os participantes a identificar os tipos de risco geológico e os agentes (lixo, corte inadequado de barrancos, lançamento de água servida em encostas, e outros), a capacitação também oferece oficinas para implantação de hortas comunitárias em áreas remanescentes e treinamentos de formação e reciclagem ministradas pelo Corpo de Bombeiros.

Os integrantes do Nudec aprendem como agir e orientar os moradores nos períodos de chuvas intensas e prolongadas, sobre os indícios de trincas nas moradias, movimentação de terreno e elevação do nível das águas de córregos e ribeirões. Os voluntários também recebem os alertas de chuva que são transmitidos para a comunidade. A PBH conta com a participação de aproximadamente 460 voluntários dos Nudec’s, abrangendo mais de 50 comunidades de todas as regiões da cidade.
 

Capacitação Núcleos de Alerta de Chuva - NAC

Formado por moradores e pessoas que trabalham em áreas de risco, alagamento e inundação, os voluntários têm um papel importante na mitigação de riscos em caso de chuvas fortes. Durante o ano eles participam de atividades de capacitação oferecidas pela Urbel e realizam treinamento de formação e reciclagem ministrado pelo Corpo de Bombeiros. Eles também aprendem como agir e orientar os moradores nos períodos de chuvas intensas e prolongadas, e recebem os alertas de chuva que são transmitidos para a comunidade. A PBH conta com a participação de 408 voluntários dos NAC’s.
 

Mobilização nas Vilas

Durante o período chuvoso, o Programa Estrutural em Área de Risco (PEAR) realiza o acompanhamento dos dados pluviométricos e repassa o alerta aos voluntários. O programa ainda realiza o monitoramento de moradias com sinalização através de faixas, colocação de lonas nas encostas e isolamento de cômodos, obras emergenciais, remoções preventivas, temporárias e definitivas. E ainda viabiliza o refúgio momentâneo dos moradores no Centro de Referência em Área de Risco – Crear.
 

Alertas

A Supdec trabalha de acordo as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). A divulgação de alertas é parte indispensável das ações preventivas e corretivas com foco na mitigação dos riscos. “Precisamos que a população receba as informações e adote a prevenção por meio de ações de autoproteção e proteção comunitária. Por isso utilizamos as contas do Facebook, Twitter e um canal público para os usuários do aplicativo Telegram para emitir alertas e informar sobre riscos de chuvas, ventanias e outras intempéries”, afirma o Cel. Lucas. A população pode acessar as plataformas pelo endereço: defesacivilbh
 

20/09/2018. Prevenção ao período de chuva. Fotos: Defesa Civil/Divulgação