Pular para o conteúdo principal

Dentista executa procedimento em paciente idoso.

Ação do Dia Nacional contra o Câncer Bucal é realizada no HOB

criado em - atualizado em

Dentistas do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) e do grupo Qualidade em Saúde realizaram, na manhã do último sábado, dia 25/8, avaliação gratuita e orientação dos visitantes, acompanhantes e pacientes do hospital com o objetivo de promover a conscientização da população a respeito do câncer bucal. A ação ocorreu no espaço de convivência do Hospital Odilon Behrens.


Além da avaliação clínica, as pessoas receberam um “kit saúde”, com escova de dentes, creme dental e folder informativo. Os dentistas também fizeram um “checkup digital” dos participantes por meio da captura de imagens por câmera intrabucal. Com a ajuda do exame de imagem, os profissionais puderam identificar possíveis doenças em estágio inicial, facilitando o diagnóstico do paciente.


De acordo com o dentista do HOB e professor da Faculdade de Odontologia da UFMG, Marcelo Drummond, que é coordenador do projeto de Estomatologia Clínica Hospitalar, o câncer é multifatorial e tem fatores externos e internos, sendo recomendado evitar os fatores de risco.


“Excesso de álcool e fumo, alimentação saudável, manutenção do sistema imune e visitas periódicas ao dentista para fazer busca ativa de lesão, principalmente em homens acima de 50 anos de idade, são cuidados que todos devem ter para evitar o câncer bucal”, reforçou.