Pular para o conteúdo principal

Quatro jovens empinam pipa nos Parque das Mangabeiras, durante o dia.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Ação da Campanha Cerol Mata! colore o céu de pipas no Parque das Mangabeiras

criado em - atualizado em

Aproximadamente 40 alunos da Rede Municipal de Educação participaram do festival de pipas promovido pela Prefeitura no Parque das Mangabeiras, na manhã desta sexta-feira, dia 12 de julho, com coordenação da Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Belo Horizonte. A ação faz parte da edição de 2019 da Campanha Cerol Mata!, voltada ao combate do uso de linhas cortantes para empinar papagaios.

 

Durante o festival, o céu do Parque das Mangabeiras ficou coberto de pipas das mais diversas cores, todas confeccionadas com papel de seda e varetas de bambu, material que não polui o meio ambiente. Meninos e meninas da faixa etária entre nove e 15 anos empinaram pipas utilizando linhas não cortantes e longe da rede elétrica.

 

Realizada pela Prefeitura desde 2017, a campanha tem como objetivo reduzir o número de acidentes com motociclistas e ciclistas por causa das linhas com cerol, que podem causar ferimentos graves e até mortes. As ações da Cerol Mata! são voltadas para a conscientização de toda a sociedade de que o uso do cerol e da linha chilena para empinar pipas  é crime, passível de três meses a um ano de prisão, além de multa.

 

A partir de agora, serão realizadas de blitzen educativas nas vias onde há maior incidência de apreensões de linhas cortantes. Durante as ações, haverá a distribuição de antenas de proteção para motociclistas e folhetos educativos, enfatizando o risco que a brincadeira criminosa representa para a população.