Pular para o conteúdo principal

12º FIQ BH abre inscrições para Rodada de Negócios
Arte/PBH

12º FIQ BH abre inscrições para Rodada de Negócios

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para a Rodada de Negócios da 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, das 9h às 13h, em locais pré-determinados pela produção do evento. As inscrições estarão disponíveis de 18 a 27 de março, exclusivamente no Portal Belo Horizonte. O candidato poderá se inscrever em até quatro encontros de dez minutos cada. É importante ressaltar que a inscrição não garante que o trabalho será avaliado pelas editoras para as quais se inscreveu.

 

A 12ª edição do FIQ BH será realizada entre os dias 22 e 26 de maio de 2024, no Minascentro. O Festival é reconhecido como o principal evento do gênero na América Latina, e tem como objetivo principal promover, valorizar e incentivar o crescimento da cena dos quadrinhos na cidade. Esta edição é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico.

 

Correalizada pelo Sebrae Minas, a Rodada de Negócios visa estreitar os laços entre quadrinistas e editoras. Esses encontros proporcionam aos artistas a oportunidade única de apresentarem seus projetos autorais aos agentes do mercado convidados, possibilitando não apenas uma negociação imediata, mas também o estabelecimento de parcerias futuras.

 

“O FIQ BH transforma a cidade na capital nacional dos quadrinhos e a Rodada de Negócios é um importante legado que a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Festival, deixa para a cidade, os artistas e as editoras. Este encontro é um momento de formar pontes de networking. Além disso, os quadrinistas apresentam seus trabalhos de maneira mais direcionada e eficaz para as editoras, possibilitando futuras parcerias e novos negócios", ressalta Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura.

 

“Considerado um importante segmento da economia criativa, as histórias em quadrinhos transcenderam as páginas dos livros e gibis para conquistar as telas do cinema e da televisão, redes sociais e o mercado publicitário. A Rodada de Negócios representa uma oportunidade para os quadrinistas mineiros apresentarem seus projetos aos principais players do setor, bem como prospectar novos negócios e estabelecer parcerias estratégicas. A intenção é impulsionar não apenas o segmento, como também a criatividade e a inovação dos empreendedores”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

 

Para Gabriela Santoro, presidente do Instituto Periférico, a Rodada de Negócios desempenha papel fundamental na sustentabilidade econômica dos autores independentes. “Muitas vezes, esses artistas enfrentam desafios financeiros significativos para produzir e comercializar seus trabalhos. Ao conectar esses criadores a potenciais parceiros de negócios, estamos ajudando a garantir que eles recebam o apoio necessário para continuar produzindo suas obras”.

 

Apresentação de Portfólio – Os inscritos devem fornecer um link de portfólio contendo no mínimo duas páginas de quadrinho ou três tiras, que demonstrem o escopo do projeto a ser apresentado ou a capacidade do inscrito de realizar a tarefa para a qual está se inscrevendo.

 

Inscrições com links de portfólio errados, sem acesso liberado ou que não atendam aos requisitos para avaliação, serão descartadas.

 

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do e-mail fiq@institutoperiferico.org.

 

Serviço

Inscrições de candidatos para a Rodada de Negócios da 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH

Data: de 18 a 27 de março de 2024

Onde: portalbelohorizonte.com.br/fiq

 

Acompanhe Fiq BH nas redes

Twitter: @fiq_bh

Instagram: @fiqbh

Facebook: /FIQBH