Pular para o conteúdo principal

Canal da Av. Heráclito Mourão de Miranda
Foto: Antônio Rodrigues

Sudecap conclui a obra de complemento do córrego Ressaca

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu neste mês de abril o complemento da obra do córrego Ressaca. Esta é uma importante obra de prevenção de enchentes que vai reduzir muito os riscos de alagamentos na região da Pampulha durante o período chuvoso.

 

O empreendimento visa ampliação e incremento na capacidade de escoamento do canal existente, situada em área de várzea, de baixa declividade, com ocupação urbana.

 

Nesta segunda etapa foram feitos a ampliação e incremento do Canal da Av. Heráclito Mourão de Miranda, no bairro Santa Terezinha, melhorias na geometria da confluência do Córrego Flor D’Água (Av. Presidente Tancredo Neves) com o Córrego Ressaca e a substituição das duas pontes existentes sobre o canal do córrego, nas interseções das avenidas Presidente Tancredo Neves e Santa Terezinha. O trânsito do local já foi liberado.

 

Foram investidos R$ 33.712 milhões nesse empreendimento, com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Os trabalhos tiveram início em abril de 2015 e executados pela Superintendência de  Desenvolvimento da Capital – Sudecap.

 

Primeira etapa – Córrego Ressaca

 

Na primeira etapa da obra de contenção de enchentes na Avenida Heráclito Mourão Miranda, concluída pela Prefeitura em 2012, foi alterada a seção e a geometria do canal (antes trapezoidal, agora retangular) do córrego Ressaca, entre a Rua Florença e a Lagoa da Pampulha, com a elevação da ponte existente nesse trecho.

 

As alterações ampliaram a capacidade de escoamento do canal, situada em área de várzea, de baixa declividade. Isso garante a segurança de milhares de famílias que residem no entorno, em vias propícias à inundação, devido à baixa altimetria em relação ao córrego. Também foi realizada a canalização dos córregos Ressaca e Sarandi até a Lagoa da Pampulha. No total, foram investidos R$ 34,42 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Drenagem.