Pular para o conteúdo principal

Crianças jogam futebol em quadra.
Foto: Carlos A. de Vasconcelos/PBH

Projeto voluntário incentiva esportes da Região Oeste

criado em - atualizado em
Parceria da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o projeto voluntário Bom de Bola, Bom na Vida é incentivador da educação social para crianças e adolescentes socialmente vulneráveis, de 4 a 17 anos, residentes nas redondezas dos espaços públicos municipais, na região Oeste da cidade, em que as atividades esportivas são oferecidas gratuitamente.

Fundamentado no princípio da solidariedade, promoção humana e justiça social, o “Bom na Bola, Bom na Vida” proporciona aos participantes a oportunidade de ocupar o tempo com a prática de exercícios físicos, supervisionados voluntariamente por profissionais e auxiliares, que estabelecem rotinas de treinamentos para os inscritos. 

Atualmente, cerca de 500 crianças e jovens são atendidos, mensalmente, com aulas de futsal, futebol de campo e atletismo nos bairros Salgado Filho, Buritis, Conjunto Estrela Dalva, Palmeiras, Jardim América, Vista Alegre, Comunidade da Ventosa e Barreiro. Regularmente, realizam ainda oficinas de leitura, jogos e brincadeiras, ações de conscientização e sensibilização ambiental e cidadã, entre outras atividades lúdico-educativas.

Morador do bairro Palmeiras, o jovem João Pedro Antunes Vieira, de 16 anos, é um dos mais antigos integrantes do projeto. Ele não perde uma aula sequer e ressalta a importância do projeto social em sua vida. “Muito bom, envolve não só futebol, mas também a sua vida escolar, a relação com a sua família, outros eventos como caminhadas que são realizadas, fora as oportunidades que surgem. Eu tenho o maior comprometimento, não tenho nenhuma vontade de largar e se durar pra sempre, quero continuar fazendo parte desse time”, revela.
 
Para o idealizador e fundador do projeto, Carlos Vasconcelos, conhecido como Karlinhos, a grande jogada foi acreditar no poder do esporte para contribuir na educação e formação de cidadãos mais humanos, conscientes e responsáveis. “O nosso grande objetivo aqui é ocupar o tempo livre das crianças e adolescentes com atividades físicas integradoras para afastá-los da marginalidade”.

Segundo ele, boa vontade e superação são fundamentais para vencer as condições socialmente vulneráveis impostas no cotidiano. “Precisamos de craques que queiram vencer as dificuldades do dia a dia com determinação, otimismo e comprometimento. É de passe em passe para os gols da vitória da vida que sempre levaremos a nossa bandeira com a mensagem de amor e paz”, enfatizou Karlinhos.


 
Colhendo frutos

Karlinhos sempre teve o sonho de desenvolver um projeto social. Nove anos após superar um câncer, cumpriu a promessa a seu filho de formar um time de futebol para reunir os amigos. Desse ‘embrião’ surgiu o “Bom na Bola, Bom na Vida”, com o propósito de levar a mensagem de aproveitar bem o tempo, com atividades saudáveis e agradáveis, e estreitar o relacionamento entre familiares e amigos.

Com a gradativa adesão de novas crianças, a proposta foi crescendo, começou a receber apoio, profissionalizar-se e não parou mais. Com a parceria da PBH, o trabalho voluntário tem sido reconhecido pelas inúmeras atuações e melhorias, especialmente na região Oeste de Belo Horizonte, tendo recebido muitas premiações – em outubro deste ano, foi finalista regional da 12ª Edição do Prêmio Itaú Unicef.

“Eu sempre digo que o bem que a gente faz é o nosso advogado. Sei que o esporte e a educação mudam a vida de uma pessoa. Vejo meninos que passaram pelas minhas mãos e hoje estão em faculdades, trabalhando. Esta é minha maior recompensa. Crianças não dão trabalho, dão frutos”, comemora Karlinhos.
 


Novo placar

Na terça-feira, dia 7 novembro, mais um espaço, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), foi adotado pelo o “Bom na Bola, Bom na Vida”. O futsal já está na quadra da avenida no bairro Salgado Filho, todas terças e quintas-feiras , a partir das 8h da manhã.

Confira a lista de locais das Aulas e Oficinas do Projeto Bom na Bola, Bom na Vida:
 

Local

Endereço

Dias e Horários

Complexo Esportivo Salgado Filho

Avenida Tereza Cristina, 6.849, bairro Salgado Filho.

Terças e quintas-feiras.

Turno da manhã: a partir das 8h.

Turno da tarde: a partir das 16h.

Parque Aggeo Pio Sobrinho

Avenida Professor Mário Werneck,  2.961, Bairro Buritis.

Segundas e quartas-feiras.

Turno da manhã: a partir das 8h.

Turno da tarde: a partir das 16h.

Quadras de Futsal SCCHP (Soc.Cond. Conj. Habitacional Paineiras) do Conjunto Estrela Dalva

Rua San Salvador, 51, Conjunto Estrela Dalva.

Terças e quintas-feiras.

Turno da noite: a partir das 18h.

Quadra Esporte Clube América Suburbano

Rua Campina Verde, 366, Bairro Salgado Filho.

Terças e quintas-feiras.

Turno da manhã: a partir das 8h.

Quadra de Futsal Tereza Cristina

Avenida Tereza Cristina, 6585, Bairro Salgado Filho.

Terças e quintas-feiras.

Turno da manhã: a partir das 8h.

Parque Ecológico Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas

Av. Ximango, 809, bairro Flávio Marques Lisboa.

Quartas e sextas-feiras.

Turno da tarde: a partir das 16h.
 
 
 

13/11/2017. Bom na bola, bom na vida. Fotos: Carlos A. de Vasconcelos/PBH