Pular para o conteúdo principal

PBH promove 4ª edição do EnvelheSER, evento de valorização da Pessoa Idosa
Adão de Souza/PBH

PBH promove 4ª edição do EnvelheSER, evento de valorização da Pessoa Idosa

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou na tarde desta quinta-feira (7), a quarta edição do evento "EnvelheSER em BH" no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Rua Perdizes, 336 - Padre Eustáquio). O encontro, voltado à população idosa, apresentou ações em forma de espetáculos artísticos, incluindo teatro, música e dança, protagonizados pelos 60+, visando favorecer o envelhecimento com autonomia, dignidade e saúde.

Durante o evento, as iniciativas da Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI) e do Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) foram traduzidas em manifestações artísticas. Também foram apresentadas as ações realizadas neste ano por Grupos de Convivência de Pessoas Idosas parceiros da PBH, além de iniciativas de Organizações da Sociedade Civil, parceiras da Prefeitura. Um espetáculo multifacetado, que integrou teatro, música e dança. Além das apresentações, o CRPI abrigou uma exposição de atividades, como trabalhos manuais e pinturas em tela.

O evento também contou com a realização de oficinas de Introdução à Robótica e Introdução às Novas Tecnologias, com dicas e monitorias sobre redes sociais, aplicativos de transporte, serviços públicos no portal da PBH e segurança para navegação na internet. A atividade foi conduzida pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). Além destas ações, a Prodabel também oferta, no telecentro da unidade, cursos gratuitos para os usuários do CRPI e na Unidade de Inclusão Digital, no bairro Ipiranga, também direcionados para necessidade da pessoa idosa. Todas essas ações, que oferecem mais autonomia e capacitação tecnológica, fazem parte do Programa de Inclusão Digital da PBH.

Sêmia Abboud, tem 64 anos, é membro do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e frequentadora assídua das atividades que acontecem diariamente no Centro de Referência da Pessoa Idosa. “O CRPI tem sido a minha segunda casa. Temos muitas opções de atividades. São tantas que fica até difícil escolher qual fazer primeiro. Eu tenho notado que nos últimos anos as políticas para a pessoa idosa em Belo Horizonte têm melhorado muito. A Prefeitura tem se preocupado com a população idosa, e principalmente, ouvir o que temos a dizer. Isto é muito importante para construir uma cidade melhor para todos, mas principalmente para a população idosa,” destaca.

Neste ano a PBH, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, com a condução da Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa, registrou mais de participações em atividades diretas ou colaborativas – 4.645, além da participação de mais de 2000 pessoas nos fóruns regionais realizados nas Campanha Junho Violeta e Outubro Prateado.

Lenice Germania, tem 76 anos, e destaca a importância da promoção de eventos como “EnvelheSER” e o impacto no cotidiano da população idosa. “Agrega na nossa saúde física e mental. Este evento é mais uma das ações de valorização da pessoa idosa que tivemos durante o ano. Não se trata apenas de participar das ações, mas também é sobre termos a convicção de que fazemos parte de uma verdadeira família. Aqui temos pessoas de todas as idades que buscam um único objetivo, fazer a pessoa idosa gostar de viver. Nosso desejo é continuar a viver com dignidade, respeito e autonomia,” ressalta.

Belo Horizonte vem avançando na construção de uma cidade que valoriza as pessoas idosas, com o objetivo de ser cada vez mais Amiga da Pessoa Idosa, desenvolvendo a elaboração do primeiro Plano Municipal do Envelhecimento, num trabalho coordenado pela Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa, em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso e sociedade civil.