Pular para o conteúdo principal

PBH lança Programa com ações voltadas à promoção da igualdade racial
Foto: Ester Marques

PBH lança Programa com ações voltadas à promoção da igualdade racial

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte lança, nesta quinta-feira (14), o Programa Rede de Identidades Culturais – RIC, uma política permanente de promoção e reparação da igualdade racial efetivada por meio do desenvolvimento de ações e projetos da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. O Programa reúne Iniciativas como a Agenda RIC 2024, que traz uma série de eventos e atividades, tais como apresentações artísticas, shows musicais, exposições, entre outras atrações, voltadas à temática racial e o Conteúdo 100+10 Personalidades Negras, uma página virtual que trará a história de pessoas negras. A programação da Agenda RIC 2024  é gratuita ou tem venda de ingressos a preços populares e pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

O Programa Rede de Identidades Culturais conta com ações internas, tais como a retomada do Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial (GGPIR), a formação e capacitação de servidores e parceiros, a implementação do quesito raça/cor nos formulários internos e externos dos órgãos, entre outras. Também serão promovidas ações externas, tais como o conteúdo “110+10 Personalidades Negras”, uma página virtual do Portal PBH com o compartilhamento de conteúdo informativo e de reconhecimento à trajetória de pessoas negras no qual, mensalmente, a história de uma personalidade negra será destacada. O público poderá conhecer pessoas que se destacam pelas significativas contribuições para o movimento negro no Brasil. As primeiras personalidades retratadas, no mês de março, são Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento, fontes de inspiração para a construção da Agenda RIC 2024.

 

Para Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, o Programa Rede de Identidades Culturais - RIC se constrói como uma política contínua, reflexo de uma demanda histórica na luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial. “Ampliar nosso papel, enquanto gestores públicos das áreas culturais, nas políticas de promoção e reparação da igualdade racial é fundamental para o combate ao racismo, para gerar oportunidades equitativas às identidades culturais diversas e para que possamos efetivar a democracia cultural na cidade. As políticas que consolidamos aqui, estão amparados no Plano de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte, nas metas da 7ª Conferência Municipal de Cultura e nos marcos legais de enfrentamento ao racismo e de promoção e reparação da igualdade racial”, completa.

 

O Programa Rede de Identidades Culturais - RIC e a Agenda RIC 2024 têm como objetivo promover uma melhor articulação das atividades voltadas para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo no município, tornando possível um melhor direcionamento do trabalho desenvolvido pelas equipes e equipamentos culturais para atingir as metas estipuladas pelo Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, e ampliar as entregas qualitativas e quantitativas voltadas para a valorização da cultura e identidade negra em Belo Horizonte.

 

A Agenda RIC - Programação 2024

A Agenda RIC é uma programação conjunta de atividades pertinentes à temática racial, desenvolvidas e realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura ou em seus espaços culturais. Em 2024, o tema central abordado na construção da Agenda RIC é “110 anos de nascimento de Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus. 100+10: O que mudou?”.

 

Para Graziella Medrado, diretora de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria Municipal de Cultura, a ideia é que as ações provoquem uma reflexão. “Ao celebrar a vida e a obra destes dois expoentes do pensamento negro queremos levar as pessoas a refletir sobre a situação das pessoas negras no Brasil e também sobre esse processo de implementação das políticas públicas para a reparação e promoção da igualdade racial no país. Nossa intenção é que o Programa amplie sua atuação como política estratégica capaz de contribuir para o debate sobre a discriminação racial e o fortalecimento das Culturas de Matrizes Africanas como premissa para efetivar a diversidade e a democracia cultural no município”, destaca.

 

Entre as atrações de destaque da Agenda RIC no mês de março estão atividades como o Festival “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais”, que acontece neste sábado, dia 16, às 15h, no Centro Cultural São Bernardo. Esta é uma das cinco apresentações da turnê, que tem Maurício Tizumba, convidando guardas de congado e artistas locais. Outra atração que se destaca é a exposição “Clara Nunes - Eu Sou a Tal Mineira”, fruto de uma parceria entre o Museu da Moda de Belo Horizonte e o Instituto Clara Nunes. A mostra percorre a carreira da cantora desde o início, em Belo Horizonte, até sua consagração nacional e internacional, destacando a influência da moda na carreira da artista, explorando 50 figurinos e adereços originais que são exibidos pela primeira vez em conjunto.

 

Na quinta-feira, dia 21, o evento “Zumbi e Dandara vivem em nós” celebra o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas com uma programação especial, desenvolvida pelo Circuito Municipal de Cultura, pela Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente e pela Casa Pai Francisco de Angola e Mãe Maria Conga. O ato público acontece a partir das 18h, em frente ao Monumento Liberdade E Resistência, localizado na Avenida Brasil, 41, Santa Efigênia.

 

Ainda no dia 21, às 20h, o Teatro Marília recebe o espetáculo teatral “Mesa Redonda”, apresentação promovida pelo Circuito Municipal de Cultura, no qual a atriz Alice Cabral apresenta um monólogo que aborda, de maneira poética e profunda, a solidão enfrentada pela mulher negra, promovendo um diálogo essencial sobre questões de identidade e representatividade.

Lançamento Virtual Agenda RIC 2024

Lançamento Virtual Conteúdo 100+10 Personalidades Negras

Todas as atrações têm entrada gratuita ou venda de ingressos a preços populares.

Programação completa Agenda RIC: Portal Belo Horizonte

Conteúdo 100+10 Personalidades Negras: Portal PBH