Pular para o conteúdo principal

Criança ao lado de cinco profissionais da Limpeza Urbana na traseira do caminhão de lixo da SLU
Foto: Barbara Donadoni/PBH

Garis da capital são admirados por crianças e adultos

criado em - atualizado em
Belo Horizonte produz, por ano, 806 mil toneladas de resíduos. Em um único dia, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) registra até 2.800 toneladas de lixo na capital. Para dar conta de todo esse serviço, a Prefeitura conta com cerca de três mil profissionais atuando em várias frentes: coletas domiciliar e seletiva, varrição, limpeza de bocas de lobo, limpeza de córregos, capina e roçada, recolhimento de descartes irregulares, lavação de vias, viadutos, túneis e retirada de pichação. Isso sem contar as atividades nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), nas usinas de reciclagem de entulho e na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040.
 
Todo esse trabalho vale a pena, principalmente quando o esforço é reconhecido pelos cidadãos. E tudo fica ainda mais especial quando o carinho vem de uma criança, como é o caso do garoto Pierre Artur Gonçalves da Silveira, de três anos. Para ele, os garis que cuidam da limpeza na região onde vive, em Venda Nova, são seus super-heróis da vida real.
 
Moradores do bairro Lagoa, Gabriela Nayara e Alexandre Carlos, pais de Pierre, contam que o garotinho faz questão de permanecer na porta de casa, esperando os garis que recolhem o lixo. Se está dormindo, ao ouvir o barulho do caminhão da SLU, Pierre logo acorda e sai correndo para cumprimentá-los.
 
O pequeno fã dos garis possui até um uniforme laranja completo, confeccionado especialmente para ele, com boné, meias e botas – tudo para ficar igualzinho aos ídolos da coleta. Além disso, o garoto exibe, orgulhoso, seus bonecos de biscuit em homenagem aos coletores, um carrinho de brinquedo parecido com o caminhão de lixo e as fotos tiradas com seus “amigões”, apelido carinhoso dado aos trabalhadores da limpeza urbana.
 
E como já era esperado pela mãe, o pequeno Pierre já decidiu qual será o tema de sua próxima festa de aniversário: os garis. “Já estou tendo que providenciar a decoração, porque não conseguimos encontrar os enfeites em lojas do ramo, por se tratar de um assunto incomum e ainda não muito procurado para eventos”, conta Gabriela.
 

O encontro

Na última semana, Pierre foi recebido na Gerência de Limpeza Urbana de Venda Nova, no bairro Jardim Europa, quando se encontrou com os “amigões” e pode conferir de perto um pouco mais do trabalho deles.
 
Vestido de laranja, o menino encantou todo mundo com sua alegria. Ele abraçou os garis, tirou fotos e teve a chance de entrar no caminhão da coleta de lixo. “Estou muito feliz e vou correr mais rápido que eles”, disse Pierre ao ser questionado sobre a experiência que estava vivendo.
 

Reconhecimento

Valdecir Felix, um dos garis que realizam a limpeza na rua onde mora Pierre, faz questão de comentar a respeito de sua felicidade diante da homenagem. “Para nós, é uma satisfação imensa saber que ele gosta tanto da gente e do nosso trabalho. Tanto carinho nos deixa emocionados”, garante.
 
Clarício Tolentino de Aguiar, gerente de Limpeza Urbana em Venda Nova, destaca que é importante valorizar sentimentos genuínos como o de Pierre, para que mais crianças se encantem pelos profissionais que cuidam da cidade e se tornem, no futuro, cidadãos conscientes.“É um exemplo de sentimento puro, de respeito e admiração em relação a esses trabalhadores da limpeza urbana. Os garis são merecedores desse afeto, pois realizam tarefas de extrema importância para a saúde e bem-estar de todos. Uma demonstração de respeito, que deve ser seguida também pelos adultos”, disse.
 

Números da Limpeza Urbana em Belo Horizonte

- 500 toneladas de entulho e terra, por dia;
- 1.900 toneladas de resíduos domiciliares, por dia;
- 230 toneladas de resíduos de deposição clandestina, por dia
- 50 toneladas de resíduos de varrição, por dia
- 120 toneladas em coletas de limpezas diversas, por dia.

O gari percorre, por dia, em média, uma distância de 25 km. Durante seu trabalho, ele pode alcançar uma velocidade de até 7 km por hora.
 

25/07/2018. Menino de Venda Nova - fã dos garis. Fotos: BarbaraDonadoni/SLU