Pular para o conteúdo principal

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em dezembro
Foto: Arte Divulgação/PBH

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em dezembro

criado em - atualizado em

O programa Movimenta PBH, da Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu três encontros virtuais para os servidores e colaboradores municipais durante o mês de dezembro.

O primeiro deles foi realizado no dia 5 de dezembro, em apoio à Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids (Dezembro Vermelho) e outras infecções sexualmente transmissíveis. Na oportunidade, o convidado para o bate-papo virtual foi o médico e presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Adelino Freire. O especialista falou da importância da educação sexual como agente de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como identificar sinais do HIV e em quais circunstâncias deve-se realizar o teste para detectá-lo. “Conversamos sobre a prevenção combinada e os avanços no tratamento, relatando o dia a dia de quem vive com HIV. Além disso, pontuamos que qualquer pessoa pode ter uma IST, que pode ser causada por mais de 30 agentes etiológicos diferentes (vírus, bactérias, fungos, protozoários), principalmente por contato sexual desprotegido”, disse Freire.

O segundo encontro foi realizado no dia treze e teve como tema a artrite e artrose. A médica Joana Starling explicou que a artrite é um processo inflamatório que não tem relação com idade. “Ela não é uma doença em si. Já a artrose é um processo degenerativo associado ao envelhecimento. Contudo, hábitos de vida saudáveis são fundamentais para um tratamento eficaz, já que não existe um medicamento que trate todas as causas de dor articular”, concluiu.

Já no dia dezenove, o Movimenta PBH promoveu o último encontro do ano em apoio à campanha Dezembro Laranja, para a conscientização sobre o câncer de pele. A médica Ana Carolina conversou com os participantes sobre as pintas espalhadas pelo corpo, quais são os tipos e as que podem trazer um sinal de alerta. “Abordamos tópicos como fator de proteção solar, o que significa e como escolher o ideal para cada um, além de passar dicas simples e práticas para a prevenção do câncer de pele”, disse a médica.

De acordo com a médica, o câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros e é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. “É importante observar a própria pele constantemente, e procurar um dermatologista caso detecte qualquer lesão suspeita”, alertou.

Mais de 10 mil visualizações

Em 2023, o Movimenta PBH realizou 44 encontros virtuais sobre a prevenção e promoção da saúde, que tiveram mais de 10 mil visualizações.

Os encontros do Movimenta PBH são contínuos e com temas diversos, sempre buscando promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental. Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura.