Pular para o conteúdo principal

BH fica entre as três melhores capitais do país no Prêmio Cidades Excelentes
Amir Martins/PBH

BH fica entre as três melhores capitais do país no Prêmio Cidades Excelentes

criado em - atualizado em

Belo Horizonte ficou, pelo segundo ano consecutivo, entre as três melhores capitais do país no Prêmio Cidades Excelentes, da TV Bandeirantes e do Instituto Aquila. A premiação avalia os seguintes pontos: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sócioeconômico e Ordem Pública e Educação. A capital esteve ao lado de Curitiba (PR) e Vitória (ES).

A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila. A ferramenta de inteligência artificial consolida 67 indicadores a partir de fontes públicas para definir os vencedores.

A avaliação das capitais requer pontuação em todos os seis índices supracitados. Belo Horizonte, portanto, ficou entre as três primeiras colocadas em todos os aspectos.

"Estar pelo segundo ano consecutivo entre as três capitais premiadas no Brasil reflete o compromisso do município com uma cidade melhor para se viver. A Prefeitura tem trabalhado para que a gente viva em uma cidade mais feliz, com bons serviços, com transparência e governança", afirmou a controladora-geral Adjunta do Município e subcontroladora de Transparência e Prevenção da Corrupção, Cláudia Costa de Araújo Fusco.