Pular para o conteúdo principal

 Árvore gigante na Praça Raul Soares é novidade na decoração de Natal da PBH
Foto: Adão de Souza/PBH

Árvore gigante na Praça Raul Soares é novidade na decoração de Natal da PBH

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte vai iluminar várias partes do Centro da capital para as festas de fim de ano e aniversário de 126 anos da cidade. Além dos locais que já recebem tradicionalmente a decoração, como a Praça 7 e a sede da Prefeitura, neste ano a novidade é a decoração na Praça Raul Soares. Vinte árvores da parte interna da praça terão os troncos iluminados com micro lâmpadas assim como as copas terão figuras luminosas. A praça contará com uma imponente árvore de Natal com 15 metros de altura. A iluminação será inaugurada no dia 12 de dezembro, aniversário da capital.

As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, “Centro de Todo Mundo”, que tem entre os objetivos, qualificar a região central da capital aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.

A praça Raul Soares- projeto do arquiteto Éric de Paula - foi inspirada nos jardins europeus e tem uma característica que a torna única na cidade: seu piso em mosaico português com motivo marajoara, povo indígena considerado extinto, mas que segue vivo com os descendentes. A decoração é uma parceria da PBH com a BHIP.

Já a Praça Sete terá decoração de 19 árvores no entorno do Monumento (cor verde) e iluminação do tronco das árvores com micro lâmpadas e das copas com figuras luminosas.  

A sede da Prefeitura de Belo Horizonte e o entorno também receberão decoração natalina. Vinte e duas árvores em frente ao prédio serão iluminadas e decoradas com micro lâmpadas. Haverá ainda projeção de duas árvores de Natal nas duas torres principais do prédio, com cordão luminoso na temperatura cor quente. A fachada contará com iluminação com luzes nas cores: verde e vermelha.

Tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, o edifício-sede tem cinco andares e características do estilo art-déco, com referências das arquiteturas italiana e alemã das décadas de 1920 e 1930. Foi projetado oficialmente pelo arquiteto Luiz Signorelli (1896-1964), mas revela em suas linhas o estilo de Rafaello Berti (1900-1972), caracterizado pela forte tendência à geometrização, e decorado com grandes vitrais de concreto armado.