Pular para o conteúdo principal

Pessoa idosa

criado em - atualizado em

A Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI), vinculada à Subsecretaria de Direito e Cidadania (SUDC), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), tem por competência a implantação da Política Municipal do Idoso, instituída pela Lei Municipal 7.930 de 1999, elaborando e coordenando as diretrizes de políticas públicas municipais da pessoa idosa. 
 

No seu campo de atuação, propõe, articula e implementa programas, serviços, ações afirmativas, parcerias que visem a promoção, afirmação do protagonismo, defesa dos direitos, eliminação da discriminação e da violência contra a pessoa idosa, superação das desigualdades e a inserção da pessoa idosa na vida econômica, política, cultural e social da cidade.
 

Participa ativamente do processo de discussões e tomada de decisões do município na implantação e efetivação de políticas públicas voltadas para a população idosa, colaborando tecnicamente com outros órgãos da administração pública municipal. Desenvolve e incentiva estudos e pesquisas relacionados à pessoa idosa, buscando melhorias e eficiência no desenvolvimento constante de suas ações.

 

São ações da Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa;

Coordenação dos Fóruns Regionais da Pessoa Idosa

A DPEI coordena em conjunto com as coordenadorias regionais os fóruns de direitos da pessoa idosa da cidade de Belo Horizonte proporcionando um espaço para discussões de temáticas das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa.  Objetivando a escuta como forma de intervenção na efetivação e desenvolvimento dessas políticas, fortalecendo o protagonismo do segmento, incentivando a participação constante e melhoria da representatividade no processo democrático da cidade. Os fóruns acontecem bimestralmente conforme calendário divulgado previamente nos grupos de convivência de pessoas idosas, Instituições de Longa Permanência – ILPIs e demais entidades. No momento devido à pandemia os encontros presenciais estão suspensos.

 

Fórum Municipal Ampliado dos Direitos da Pessoa Idosa 

Espaço de participação cidadã, que possui como objetivos promover debates, discussões, proposições, exposições de questões acerca de temáticas importantes para o processo de envelhecimento, buscando a valorização do protagonismo da pessoa idosa, o fortalecimento da rede de proteção, conhecimento e defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Quando ocorre? Toda primeira quarta-feira útil do mês, às 9h. 

Informações: dpei@pbh.gov.br

 

Fóruns Regionais de Direitos da Pessoa Idosa

Coordenados pela Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa, os Fóruns Regionais são espaços de participação cidadã, em cada regional da cidade, que possuem como principal objetivo debate, diálogos e proposições acerca de temáticas e atenção pública à pessoa idosa, promoção da cidadania, valorização do protagonismo e fortalecimento da rede comunitária de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa como forma de garantir o acesso às políticas públicas.

 

Realização de eventos para a pessoa idosa

A DPEI realiza eventos abertos ao público em geral e aos participantes dos projetos e ações que coordena. Sendo os principais: Junho Violeta - Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, Dia dos Avós, Dia da Família, Outubro Prateado - Mês de Valorização da Pessoa Idosa, Festival de Talentos, seminários, palestras, oficinas, formação em geral etc. Além da distribuição de material informativo para informação à população sobre direitos das pessoas idosas.

A DPEI mantém parcerias e oferece às pessoas idosas a realização de atividades como visita a museus, exposições artísticas e culturais.

 

Acompanhamentos de Grupos de Convivência de Idosos parceiros e não parceiros

Organizações da Sociedade Civil (OSC) que executam trabalhos com os grupos de convivência de pessoas idosas – totalizando 28 grupos que recebem acompanhamento técnico e metodológico, bem como repasses financeiros mensais para execução de atividades diversas. Os grupos de convivência são uma forma de interação e inclusão social importante para a autonomia e dignidade.

  • Projeto de Integração Geracional 

O objetivo do projeto é ressaltar a importância de atividades intergeracionais para a quebra de preconceitos frente ao envelhecimento (idadismo), desenvolvendo atitudes que possam estimular a solidariedade e cidadania, incluindo crianças e adolescentes, como forma de prevenir preconceitos e minimizar conflitos intergeracionais na sociedade contemporânea.

  • City Tour com Grupos de Convivência de Idosos

Projeto cultural que promove visitação em pontos turísticos de Belo Horizonte para grupos de convivência de Pessoas Idosas. São oferecidos passeios para visitação de alguns espaços culturais tradicionais do município como museus e centros culturais. As ações de incentivo ao turismo e ao lazer, são estratégias importantes para o exercício da capacidade física e mental das pessoas idosas proporcionando bem-estar e melhoria de vida.

  • Capacitação para Coordenadores de Grupos de Convivência de Pessoas Idosas

Oferecer capacitações para coordenadores de grupos de convivência de idosos, e formação de novas lideranças, tratando de temas diversos que compreendem a temática do envelhecimento.  

  • Acessibilidade: Uma Questão de Direito

O projeto em parceria com a UFMG e COLTEC visa possibilitar às pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) filantrópicas viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida, levando informação, uso de tecnologias e integração geracional com oficinas. (Suspenso durante a pandemia)

 

Palestras para Idosos – formação

Por meio de solicitações via e-mail, e atentando para os temas disponíveis na Diretoria, os técnicos realizam atividades como oficinas, rodas de conversas e palestras nos grupos de convivência, centros de saúde, CRAS, escolas entre outros.

 

Campanha de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa 

 A iniciativa integra um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho e marca o início do Junho Violeta.

A Campanha tem o objetivo prevenir e conscientizar a sociedade sobre situações de violência, negligência e abuso contra as pessoas idosas.

Diversas ações ocorrem ao longo de todo o ano em todas as secretarias da Prefeitura de Belo Horizonte e Conselho Municipal do Idoso.

 

CRPI - Centro de Referência da Pessoa Idosa

O Centro de Referência da Pessoa Idosa - CRPI é um equipamento da Prefeitura de Belo Horizonte ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, vinculado à Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa -  DPEI. O equipamento funciona de maneira intersetorial e oferece serviços e programas voltados para a promoção do envelhecimento digno, ativo e saudável.

No local são disponibilizadas várias atividades, entre cursos, oficinas e palestras que visam a socialização, inclusão, convivência intergeracional, melhoria da qualidade de vida e elevação da autoestima da pessoa idosa.

Conheça o Centro de Referência da Pessoa Idosa

 

Materiais e documentos:

 

Eventos
 
Legislações

 


CONTATOS:

Atendimento: Segunda a sexta, das 7h às 17h

Endereço: Endereço: Av. Afonso Pena, 342, Sobreloja - Centro

Telefones: (31) 98866-1167 

                   (31) 3277-4460 | (31) 3277-4383

Email: dpei@pbh.gov.br

 

CONTROLE SOCIAL:

Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte – CMI-BH