Pular para o conteúdo principal

Relatório de plantios de compensação ambiental está disponível on-line
Foto: Vinícius Santiago

Relatório de plantios de compensação ambiental está disponível on-line

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta agora com uma ferramenta que reúne as informações de todos os plantios decorrentes de compensação ambiental no município, ocorridas a partir de 2020. A iniciativa, além de um importante objeto de consulta para a comunidade, atende aos critérios de transparência sobre projetos de arborização urbana desenvolvidos por meio das contrapartidas de licenciamentos ambientais.

 

Atualizada em tempo real, a ferramenta possibilita saber quantos plantios foram destinados em cada ano por regional, bairro, local (logradouro, parque, lote ou área verde), as espécies contempladas e o quantitativo de exemplares disponíveis. Esta última métrica, por exemplo, está ligada ao controle da biodiversidade em espaço urbano, um importante elemento para a manutenção e sobrevivência de algumas classes vegetais.

 

A aba “solicitações/processos” apresenta um recorte dos plantios considerando o processo licitatório que o originou.

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Zé Reis, o objeto de consulta é um precioso ponto de partida para processos futuros, uma vez que direcionam os locais mais arborizados, os que necessitam prioritariamente de vegetação, entre outras especificidades: “Quando pensamos em compensação ambiental, estamos falando de uma política que precisa ser tridimensionalmente abrangente. Através desse estudo que nos dá as informações de todos critérios das condicionantes, seremos capazes de planejar destinações ainda mais assertivas, que contemplem espécies importantes da vegetação e promovam, geograficamente, uma arborização urbana equilibrada e disponível a toda a comunidade”, destaca.

 

As políticas de compensação ambiental são aquelas que determinam a empreendimentos que se instalam na cidade algumas medidas para contrabalançar o impacto ambiental causado pela sua implantação. Através dessa estratégia, eles ficam responsáveis pela aquisição de mudas, sua implantação e manutenção por um prazo pré-estabelecido nos termos do licenciamento – o que colabora e incrementa projetos de arborização urbana, recuperação de áreas degradadas e ecossistemas.