Pular para o conteúdo principal

PBH amplia horário de funcionamento do Mirante do Mangabeiras
Suziane Brugnara/PBH

PBH amplia horário de funcionamento do Mirante do Mangabeiras

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai ampliar o horário de funcionamento do Mirante do Mangabeiras de quinta-feira a domingo. Nesses dias, o local, um dos mais altos da capital e com vista privilegiada, funcionará até às 21h. A novidade começa a valer a partir desta quinta-feira (14). Com isso, os visitantes ganham mais tempo para aproveitar os atrativos deste belo cartão postal, que conta com projeto paisagístico planejado e que se encaixa de forma harmônica com o urbanismo da cidade, formando um “belo horizonte” de encher os olhos.

 

Para marcar o primeiro dia da ampliação do funcionamento do Mirante, nesta quinta-feira (14) haverá uma programação especial gratuita e aberta ao público. Às 18h, o Grupo Som & Vida apresenta clássicos dos anos 60 e da MPB. Na sequência, às 19h30, será a vez do coral Cantáridas, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com um repertório de canções natalinas e sacras. Food trucks estarão disponíveis para a venda de alimentos e bebidas para o público. Quem preferir, pode levar o próprio lanche. O acesso de veículos não é permitido, mas no entorno da portaria é possível estacionar ao longo das vias. Em caso de chuva a programação pode ser cancelada.

 

Sobre o Parque Mirante do Mangabeiras

Uma área de preservação ambiental com aproximadamente 35 mil m², o Mirante do Mangabeiras foi incorporado ao Parque das Mangabeiras Maurício Campos, responsável pela  administração. O local possui dois deques de madeira, medindo cada um cerca de 125 m², garantindo espaço para práticas como piquenique, yoga, relaxamento e até brincadeiras com as crianças. Há, ainda, banheiros públicos e bebedouros, além de uma rampa que possibilita o acesso ao primeiro deque e à praça principal com bancos, passeio, jardim e vagas de estacionamento para os visitantes que possuem mobilidade reduzida. 

Para apreciadores de uma arte mais reflexiva, o local conta com duas estruturas em aço de autoria de Ricardo Carvão, intituladas pelo artista mineiro como “Monumento à visão”. Em formato de olhos, elas são um convite à imersão no cenário que mistura elementos da natureza e do urbanismo. Ainda com a proposta de privilegiar o olhar sobre a cidade, no final de 2018, a Prefeitura de Belo Horizonte instalou no Mirante do Mangabeiras luneta para observação terrestre. O equipamento é resistente à água, ao vento, ao sol e às adversidades causadas pelo clima, além de possuir lentes antirreflexivas com foco pré-ajustado, dispensando qualquer intervenção por parte do observador. O uso do equipamento é gratuito. 

 

O paisagismo, recém revitalizado pela equipe da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) sob planejamento e supervisão da paisagista Laura Mourão, é inspirado no Projeto de Roberto Burle Marx e conta com diferentes espécies ornamentais como alpíneas-vermelhas, estrelítzias, bromélias, avélias e moreias. Além de resistentes ao vento, sol e frio da região, essas são plantas que florescem e enfeitam o espaço. No canteiro central, as árvores originais (flamboyants, pinheiros e palmeiras) foram preservadas, sendo o jardim criado no entorno dessas espécies. Constantemente são feitas revitalizações no paisagismo do local, recuperando e ampliando as espécies ornamentais para que o cenário continue sendo de beleza e harmonia para o visitante.

 

Funcionamento Mirante do Mangabeiras (rua Pedro José Pardo, 1.000 - Mangabeiras)


Segunda-feira - fechado para manutenção;

Terça e quarta-feira - aberto das 8h às 18h (entrada permitida até às 17h30);

Quinta-feira a domingo - aberto das 8h às 21h (entrada permitida até às 20h30).