Pular para o conteúdo principal

Monitora pinta coração na testa de criança, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Mais de 20 mil crianças e adolescentes participam do Programa Escola nas Férias

criado em - atualizado em
As escolas municipais recebem, até sexta-feira, dia 19 de julho, cerca de 21 mil crianças e adolescentes no Programa Escola nas Férias, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a gerente do Programa, Marcelle Azzi, cerca de 100 escolas espalhadas por todas as regionais da cidade estão oferecendo atividades lúdicas e esportivas voltadas para crianças com idades entre seis e 14 anos. “Cada escola define uma programação envolvendo atrações recreativas, culturais e esportivas como, por exemplo, brincadeiras e jogos tradicionais, com temáticas sobre meio ambiente, tecnologia. Atividades em oficinas, gincanas, festas, show de talentos e os divertidos futebol de sabão, pula-pula, piscina de bola e cama elástica, além de passeios aos parques, teatro, cinema”, informou.

 

A professora da equipe da Diretoria de Educação Integral, Juliana de Paula, ressalta a importância do programa Escola nas Férias para a comunidade. “Durante as férias muitas famílias têm dificuldades para administrar a rotina de suas crianças e jovens porque muitos pais e responsáveis estão trabalhando. Por isso as escolas oferecem uma programação diversificada, com esporte, lazer, cultura, oficinas e muitas brincadeiras”. Juliana salienta que, com essa ação, a Prefeitura está garantindo o direito das crianças ao lazer e à cultura, durante o período de férias. “Muitas crianças estão em território vulnerável e não têm acesso aos clubes, colônias de férias, museus e outros espaços recreativos. Com esse programa, a Prefeitura garante esse direito pensando no diálogo entre lazer e a educação. Neste período, meninos e meninas também vivem momentos de aprendizagem, mas sem a rigidez de horários e de maneira divertida” pondera.

 

Isabela Fernanda da Conceição, 11 anos, estuda na Escola Municipal Santos Dumont, bairro Santa Efigênia, região Leste da Capital Mineira. “É maravilhoso. Já é o terceiro ano que eu venho e o meu brinquedo preferido é o futebol de sabão, não me canso de ir lá”, afirma.

 

As atividades, que tiveram início no dia 15 de julho, são oferecidas das 9h às 16h e, além da programação variada, a Prefeitura oferece alimentação para todos os participantes. “São três refeições diárias, café da manhã, almoço e o lanche da tarde. Vale lembrar que todas as crianças, mesmo as que não são alunas da Rede Municipal de Educação ou que não moram em Belo Horizonte podem participar do Escola nas Férias, basta que os pais ou responsáveis, procurem uma das escolas participantes e preencham uma ficha de adesão”, finalizou a gerente Marcelle Azzi.

 

 

Agenda fora da Escola

Os passeios e as visitas aos parques e museus são realizados em parceira com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Fundação de Parques e Zoobotânica. A Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania garante a alimentação balanceada dos participantes.