Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal oferece nova série de cursos de qualificação para o efetivo
Foto: Fernando Silveira

Guarda Municipal oferece nova série de cursos de qualificação para o efetivo

criado em - atualizado em

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) iniciou, na segunda quinzena deste mês de abril, uma nova série de treinamentos voltados para a qualificação de seus agentes, oferecendo cursos de Técnicas de Abordagem, de Defesa Pessoal, de Práticas de Direção de Motocicletas e Veículos de Quatro Rodas e de Uso de Equipamentos Menos Letais. Toda a formação está sendo coordenada pelo Departamento de Qualificação e Eventos Especiais da Guarda Municipal. A intenção é que as capacitações sejam expandidas a todo o efetivo, gradativamente.

 

De acordo com o comandante Júlio César de Freitas, a constante capacitação dos guardas municipais consiste em uma medida fundamental para garantir a boa qualidade dos serviços prestados pela corporação à população da capital. “Representa um incentivo importante para o crescimento profissional dos agentes, servindo de impulso para continuarmos seguindo sempre em direção à excelência no atendimento das demandas do serviço público”, ressalta.

 

Uma turma composta por 135 guardas está fazendo o curso de Técnicas de Abordagem, outra com a mesma quantidade de agentes está frequentando as aulas de capacitação de Defesa Pessoal e tem ainda uma terceira turma, também com 135 guardas municipais, participando da qualificação para uso dos equipamentos denominados como IMPO (Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo), categoria que inclui o spray de pimenta, o gás lacrimogênio, as balas de borracha, as armas de choque, entre outros que são usados para causar incapacidade apenas momentânea do abordado.

 

O curso de Direção de Motocicletas e Veículos de Quatro Rodas, que prepara os agentes para guiá-los em situações de tensão extrema, teve 80 inscritos. Já para as aulas de Prática de Direção Defensiva, destinada aos condutores de veículos de emergência, o total é de 150 guardas inscritos. Por fim, temos ainda o Curso de Capacitação e Instrução, que teve sua aula inaugural realizada em 20 de abril. Ele tem a participação de 21 guardas, que assumirão a função de subinspetores. As aulas se estenderam até 31 de maio.