Pular para o conteúdo principal

Dia das Crianças terá programação diversificada nos parques municipais
Suziane Brugnara/PBH

Dia das Crianças terá programação diversificada nos parques municipais

criado em - atualizado em


Quem vai ficar em BH no feriado do dia 12 vai encontrar nos parques municipais lazer e entretenimento, com uma programação de eventos especial para o Dia das Crianças. O foco é o público infantil, mas as atividades gratuitas contemplam toda a família. Shows, oficinas, jogos ambientais e feira de economia solidária são algumas das atrações oferecidas em diferentes áreas verdes da cidade. Confira a programação completa no final da matéria. 

Para quem gosta de atividades físicas e quer incluir os pequenos na rotina, o Parque Ecológico da Pampulha irá oferecer, das 8h às 10h, o “Treino Kids” com corridas para o público infantil em percursos de 50 m, 100 m e 200 m. Já para os amantes de futebol, a dica é na região Central, no Parque Municipal, com o “Dia das Crianças Alvinegro”. Promovido pelo Grêmio Embaixadores do Galo, o evento recreativo terá distribuição de brindes e a presença do mascote do Clube Atlético Mineiro.

Tradicional nas comemorações para as crianças, o Parque das Mangabeiras Maurício Campos contará com programação diversificada durante todo o dia. Temas como ameaças à biodiversidade e a importância da fauna e da flora que compõem o bioma Cerrado, além de como se comportar de forma segura no trânsito serão abordados por meio de jogos interativos. A “Oficina do fogo” irá trazer orientações sobre as principais causas e efeitos dos incêndios, além dos impactos para o meio ambiente. 

Quem estiver curtindo a programação poderá encontrar, a qualquer momento, com um convidado ilustre: o mascote Quati. O animal, que é símbolo do Parque, irá conversar com os visitantes sobre os motivos da proibição de alimentar os animais silvestres que vivem no local. Já a Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos irá apresentar um pouco mais sobre o universo dos insetos com exposições, jogos e oficina. A Biofábrica fica na Casa Amarela, espaço próximo à Portaria Caraça (rua Caraça, 900 - Serra). 

Haverá, ainda, a Feira de Economia Solidária, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com exposição de produtos alimentícios, vestuário e decoração de empreendedores locais. 

As atividades serão oferecidas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), Guarda Civil Municipal (GM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), ONG Brigada 1 e Estação Ecológica da UFMG.

Festival com música e arte circense 

Ainda dentro da programação do Parque das Mangabeiras, o Festival “Meu Vizinho Pardini” promete diversão gratuita durante todo o dia com espetáculos musicais, shows e atrações de circo.

Pela primeira vez no Parque, o festival convida o espetáculo musical “Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”, o cantor Thiago Delegado com o show “Sambaby” e o músico Tom Nascimento com o projeto “Sois na África Mirim”. O público poderá participar também do “Circo de Brinquedo” do CircoLar. A programação será comandada pela apresentadora infantil Rúbia Lira. Todas as atrações terão tradução em libras e audiodescrição.

Programação gratuita no Dia das Crianças nos parques municipais

Parque Municipal Américo Renné Giannetti


Av. Afonso Pena, 1.377 – Centro

Local: Próximo ao Coreto

Dia das Crianças Alvinegro

Das 8h às 12h

Evento recreativo promovido pelo Grêmio “Embaixadores do Galo” com a presença do mascote do Atlético e distribuição de brindes.

Parque Ecológico da Pampulha

Av. Otacílio Negrão de Lima, 6061 e 7111 - Bandeirantes. 

Treino Kids

Das 8h às 10h

Treino de corrida infantil com percursos de 50m, 100m e 200m.

Parque das Mangabeiras

Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras

Jogo da memória do Cerrado

Das 9h às 11h e das 14h às 16h

O jogo tem como finalidade apresentar aos participantes um pouco da fauna e flora que compõem o bioma Cerrado, visando sensibilizar sobre a importância e o processo de conservação desse bioma. 

Um passeio com o Quati

Das 11h às 12h

O mascote quati, animal símbolo do Parque das Mangabeiras, percorre a Praça das Águas alertando as pessoas sobre os motivos da proibição de alimentar os animais silvestres que vivem no local.

Oficina do Fogo

Das 9h às 12h

A oficina mostra o trabalho de prevenção e combate a incêndios florestais realizado na cidade por meio de parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, a ONG Brigada 1 e a Estação Ecológica da UFMG. Serão abordadas também as principais causas e efeitos dos incêndios, orientando a população sobre como agir ao identificar um foco.

Jogando no Parque

Das 10h30 às 11h30

Os avatares Edu e Mobi vão abordar pais e crianças para mostrar o jogo “Transitando Legal Digital”. A ação da BHTrans busca educar a população para o trânsito e, de forma divertida, ensinar as crianças como se comportar de forma segura, seja à pé, de bicicleta, ônibus ou carro.

Feira de Economia Solidária

Das 9h às 16h

Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a feira reúne artesanato, produtos alimentícios, vestuário e decoração, visando a geração de trabalho e renda com apoio aos empreendedores locais.

Exposição “Guarda Civil Municipal: Sensibilização e Proteção do Patrimônio Ambiental de BH”|

Das 9h às 16h

Equipamentos e Tecnologias do DMA: exposição de equipamentos e viaturas do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Guarda Civil Municipal como camionete, motocicleta, quadriciclo, drone e equipamentos de contenção de animais silvestres e domésticos.

Atuações do DMA: vídeos das atuações da Guarda para sensibilização ambiental e na proteção da fauna e flora da cidade.

Conhecendo a Fauna: Exposição de animais taxidermizados.

Meio Ambiente e Suas Cores: Oficina de desenhos.

Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos

Das 9h às 13h: Exposição de insetos e audiovisual da Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos e oficina: "Colorindo seu inseto";

9h30, 10h30 e 11h30: Oficina: "Jogo da memória conhecendo os insetos" (em frente à Biofábrica)

10h, 11h e 12h: Oficina "Caça as Joaninhas" (na Horta da Biofábrica).

A Biofábrica fica na Casa Amarela, espaço próximo à Portaria Caraça - Rua Caraça, 900, Bairro Serra

Festival Meu Vizinho Pardini

Das 9h às 16h

10h – Sambaby, com Thiago Delegado;

11h30 – Sois África Mirim, com Tom Nascimento;

14h – Circo de Brinquedo do CicoLar;

15h - Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar.