Pular para o conteúdo principal

Cerca de seis alunos, com touca de proteção higiênica, assistem aula de gastronomia.
Foto: Débora de Oliveira/PBH

Centro de Referência da Juventude oferece oficinas para jovens da capital

criado em - atualizado em
Sonho Coletivo. É assim que Samira Ávila, gerente do Centro de Referência da Juventude (CRJ), define as tardes de quinta-feira, período no qual o projeto “Brota!" no CRJ acontece. Iniciado em março deste ano, o projeto é uma parceria do Centro com a “Rede Juventude”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que oferta os projetos de extensão “Janela da Escuta” e “Além da Tela” no CRJ, e com o Instituto Undió, que desenvolve oficinas de teatro, artes plásticas, dança e música para crianças e adolescentes. 


O Brota! oferece oficinas de gastronomia, de artes visuais, de teatro e de arte circense para jovens em situação de rua que frequentam a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CRJ, para participantes do projeto “Janela da Escuta” e para outros usuários do Centro de Referência. Semanalmente, 20 pessoas participam das oficinas. “Esse projeto nasceu com o objetivo de proporcionar aos jovens da capital acesso a um espaço bem estruturado e atividades de qualidade”, informa a gestora.


As oficinas são ministradas por professores da UFMG e outros parceiros e estimulam os alunos a produzir e aprimorar suas aptidões. “O Brota! utiliza uma metodologia na qual o jovem é pensado como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento”, destaca Samira.


Esse ponto de encontro de jovens de todas as regiões da capital para troca de experiências, aprendizado e construção de saberes tem sido motivador para o estudante Wallisson Avelino. Participante da oficina de gastronomia, Wallisson conta que ter a oportunidade de acesso ao Brota! é muito positivo. “Cozinhar é uma arte. As aulas aqui são ótimas. Os professores são muito acessíveis e auxiliam em todo o processo de produção das receitas”, relata. 
 


Como acessar

As turmas atuais do Brota! vão até julho. Para participar dos próximos grupos, em agosto, os interessados devem fazer contato manifestando o seu interesse, por e-mail. O CRJ é um equipamento público, de acesso gratuito, gerido conjuntamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).



Centro de Referência da Juventude

Endereço: Rua Guaicurus, 50 – Centro
Telefone: (31) 3277-4356
E-mail: crj@pbh.gov.br
Funcionamento: segunda, das 18h às 22h; de terça a sexta-feira, das 9h às 22h; e sábado, das 9h às 18h.

 

 

15/05/2018. Brota no CRJ - Oficina de gastronomia. Foto: Débora Oliveira/PBH