Pular para o conteúdo principal

 Após reforma, URPV Milionários é reaberta à população
Foto: Divulgação/PBH

Após reforma, URPV Milionários é reaberta à população

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana restabeleceu, nesta quarta-feira, dia 10, o funcionamento da Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) Milionários, situada na rua Dona Luiza, 865, no Milionários. Em virtude das fortes chuvas que caíram sobre a cidade em janeiro de 2020, o equipamento sofreu danos que forçaram a interrupção momentânea do serviço. A URPV precisou fechar as portas para obras de restauração, que foram realizadas pela Sudecap com o apoio da Gerência Regional de Manutenção Barreiro. 

O gerente regional de Limpeza Urbana Barreiro, Johnny Junior Borges, explica que as intervenções contemplaram o sistema de drenagem do terreno, a recomposição do piso do pátio de transbordo dos resíduos, a reconstrução do muro, que caiu devido ao temporal, além de vários reparos no alojamento. Ainda estão previstas outras melhorias como o cercamento de uma área interna da URPV, que ajudará na organização do fluxo de atendimento. 

“É um equipamento de essencial importância para quem precisa descartar corretamente seus resíduos volumosos”, destaca o gestor. “A reativação da URPV Milionários irá impactar positivamente a unidade Flávio de Oliveira, localizada na rua Itapetininga, 2, Conjunto Flávio de Oliveira, que absorveu parte da demanda da URPV em reforma”. 

As URPVs recebem gratuitamente entulho, poda e terra, até o limite diário de 1m³ por viagem, assim como pneus, colchões e móveis velhos, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados e domingos, das 7h40 às 16h. Nelas não são aceitos lixo doméstico, resíduos de sacolão, rejeitos industriais ou de saúde, tampouco animais mortos. É necessário ressaltar que materiais eletroeletrônicos, pilhas e baterias devem ser levados para estabelecimentos próprios, credenciados para essa adequada destinação, de forma a não agredir o meio ambiente e as pessoas. 

A lista de URPVs pode ser conferida neste link: pbh.gov.br/urpvs.