Pular para o conteúdo principal

Alunos do Superar são convocados para etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Amira Hissa/PBH

Alunos do Superar são convocados para etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

criado em - atualizado em

Alunos do Programa Superar, da Prefeitura de Belo Horizonte, foram convocados para participar da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares/2023, que ocorrerá em São Paulo (SP), de 27 de novembro a 2 de dezembro. Os 15 competidores têm entre 12 e 17 anos e vão disputar em cinco modalidades: goalball, tênis de mesa, atletismo, bocha e judô. Para a segurança dos atletas e tranquilidade das famílias, a SMEL vai disponibilizar funcionários para acompanhá-los, na condição de técnicos, auxiliares, staffs e guias.

O Programa Superar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, participou das etapas municipal e estadual dos Jogos Escolares, JEBH e JEMG, e agora chega à etapa nacional.    

A secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco parabeniza os atletas e ressalta o trabalho da equipe do Superar e o comprometimento do prefeito Fuad Noman com a política pública de inclusão. “Quero cumprimentar e parabenizar todos os estudantes-atletas e técnicos convocados para os Jogos Escolares Nacionais e agradecer o comprometimento do prefeito Fuad Noman, que acredita no Programa Superar e busca garantir a igualdade de direitos e acessibilidade das pessoas com deficiência”.

A secretária destaca ainda a dedicação dos técnicos, professores, monitores e toda equipe do Superar. “Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho com as crianças, jovens e adultos com deficiência”.

Programa Superar

O Programa Superar, que completará 30 anos em 2024, atende alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. São aproximadamente 900 alunos atendidos em 16 modalidades esportivas. O programa conta com um Centro de Referência Esportivo para Pessoas com Deficiência (Carlos Prates – Regional Noroeste) e dez núcleos regionalizados (Colégio Marconi, Clube Palmeiras, AABB, Clube Sírio, Cruzeiro Esporte Clube, Clube Oásis, Escola Estadual de Ensino Especial Amaro Neves, Núcleo São Rafael, Núcleo Comunviver, e UFMG).

As 16 modalidades oferecidas no programa são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão. Os requisitos para participar do Superar são idade superior a seis anos e apresentação de laudo de deficiência. O ingresso é condicionado à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones 3277-4546 e 3277-7681.