Pular para o conteúdo principal

Idosa santada em frente ao computador, digitando
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura oferece curso de Informática Básica para Idosos

criado em - atualizado em

Como e onde você quer estar quando estiver na terceira idade? Para muitos a resposta será “dentro de uma sala de aula”. Este é o caso dos alunos do curso de Informática Básica para Idosos, promovido pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). Ao todo 30 idosos participam da atividade, que teve início neste mês e vai até o fim de março.

 

Divididos em três turmas, os estudantes têm entre 50 e 80 anos e participam das aulas duas vezes por semana. Amplo e fácil de ser compreendido, o conteúdo atende tanto os que já possuem alguma noção de como utilizar um computador quanto àqueles que não têm experiência alguma. É o caso da Edna Barbosa Fernandes, de 77 anos, que está tendo a primeira experiência com o mundo digital. “Só utilizo o computador no curso e tudo é novo para mim. Cada dia uma descoberta diferente. Eu quero aprender a mandar e-mails, porque tenho duas filhas fora do país e quero me comunicar melhor com elas. E vou ganhar até um presente! Meu neto me prometeu um computador se eu terminar o curso”, conta.

 

Além das noções básicas, os alunos aprendem a utilizar redes sociais, a digitar, a acessar ferramentas importantes, a tomar cuidado com a divulgação de dados pessoais, entre outras ações. Para a monitora Silvana Veloso, 53 anos, este tipo de curso serve como uma inclusão social para os idosos. “Na sociedade do conhecimento todo mundo precisa entender de computação. Como sabemos, a internet é necessária para tudo. Hoje quem não sabe usar o computador é excluído e quem domina, tem novos conhecimentos. Fico feliz com cada descoberta deles, cada dia é um passo para se tornarem autônomos”, explicou.

 

Novas turmas

Após o término do curso, novas turmas serão formadas e ainda há vagas para quem estiver interessado. Todos os detalhes estão disponíveis pelo telefone 3277-6064. É necessário fazer um cadastro. Vale lembrar que a Prodabel também promove cursos de capacitação para crianças, jovens e adultos.

 

 

16/02/2018. Melhor idade na era digital. Fotos: Divulgação/PBH