Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura de BH planta 200 árvores nativas no Parque Goiânia
Conceição Cruz/PBH

Prefeitura de BH planta 200 árvores nativas no Parque Goiânia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte fará neste sábado (2) o plantio de 200 mudas de árvores nativas no Parque Goiânia, Região Nordeste da capital. O local vai receber as plantas produzidas pelo Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), a partir das 8h. Essa é mais uma ação realizada nos parques municipais com a proposta de contribuir para o reflorestamento de importantes áreas verdes da cidade, incentivando a participação e o envolvimento da população. O plantio conta com o apoio e participação da comunidade e com a parceria de coletivos voluntários.


A equipe técnica da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica participa de todo o processo, que vai desde a escolha das espécies mais apropriadas para a área, até a preparação do local. Esse trabalho envolve a limpeza, roçada e retirada de todo o material acumulado no solo, além da abertura dos berços que receberão as árvores. Após o plantio, são realizadas manutenções periódicas e acompanhamento do desenvolvimento das mudas. 

 

Dentre as espécies selecionadas, estão angico-vermelho, fruta-de-pombo, uvaia, pente-de-macaco, embaúba-branca, quaresmeira-roxa, ingá, aroeirinha e jenipapo. Algumas dessas plantas, além de fácil adaptação a diferentes condições de solo, são muito utilizadas na medicina popular para tratamentos de doenças diversas, além dos frutos servirem de alimento para diferentes espécies de aves. 

 

Os voluntários que tenham interesse em participar irão receber no dia uma cartilha, elaborada pela FPMZB, intitulada "Por que plantar árvores?", com informações teóricas de como realizar o plantio, além da importância das árvores para o clima, a biodiversidade e a qualidade de vida das pessoas e da cidade. Haverá, ainda, orientações práticas com a demonstração de técnicas para plantar, repassadas pelo grupo voluntário Bora Plantar, parceiro da PBH. Devido ao tempo seco e calor mais intenso, recomenda-se o uso de roupas confortáveis, chapéu ou boné para proteção do sol e também levar uma garrafa com água para garantir a hidratação.

 

Esse é mais um plantio resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e o coletivo Bora Plantar, com o apoio dos coletivos Projeto Pomar BH, Minha Rua é Um Pomar, Horta Urbana BH, Verdejar BH, Pracinha de Comer, Arboriza BH. Somente nos meses de outubro e novembro deste ano, foram mais de 700 novas mudas implantadas nos parques Vitória, região Nordeste, Trevo, na região da Pampulha, e Alfredo Sabetta, no Barreiro.