Pular para o conteúdo principal

PBH capacita alunos para atuarem como fiscais mirins de controle urbanísticoBH capacita alunos para atuarem como fiscais mirins de controle urbanístico
Amira Hissa/PBH

PBH capacita alunos para atuarem como fiscais mirins de controle urbanístico

criado em - atualizado em

As ações de controle ambiental e urbanístico do programa Fiscalizar e Educar, da Prefeitura de Belo Horizonte, junto à comunidade escolar, prosseguem nesta sexta (20). Durante a tarde, um grupo de alunos da rede municipal fará uma visita a cooperativa de catadores de papel, no Bairro São Francisco, na Região da Pampulha. A iniciativa pretende conscientizar os alunos da rede municipal sobre o tratamento adequado dos resíduos gerados diariamente e capacitá-los para que atuem como fiscais mirins de controle urbanístico e ambiental dentro das escolas.

No local, eles irão presenciar os processos de separação e adquirir conhecimentos sobre a importância do descarte correto e da separação feita nas residências, empresas e escolas. As crianças são alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, no Bairro União. A unidade escolar participa do projeto piloto do programa que estreou no dia 28 de setembro.

Durante a visita, os monitores da Secretaria Municipal de Política Urbana/Subsecretaria de Fiscalização e da equipe de gestão da Cooperativa irão expor informações aos alunos sobre a trajetória de destinação final dos resíduos e a importância dos 5RS: repensar, reutilizar, restaurar, recusar e reciclar.

“O objetivo é a conscientização das crianças sobre o resíduo que geramos no dia a dia. Qual a origem? O que podemos fazer para diminuir a quantidade de resíduo que é descartado no meio ambiente? Como destinar corretamente? É papel da Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental fomentar a participação de todos na construção de uma Belo Horizonte com melhor qualidade de vida", informa Raquel Guimarães, diretora de Planejamento de Fiscalização.

Programação

A programação da oficina na Escola Municipal Anísio Teixeira será encerrada no dia 18 de novembro com a realização de exposição pelos alunos sobre os conhecimentos que eles adquiriram durante a oficina.  Após esse evento, os participantes passarão a desenvolver as atividades de fiscais mirins dentro das dependências da escola.

As escolas que tiverem interesse em participar do projeto podem se inscrever pelo e-mail sufis@pbh.gov.br. 

Programa

Além da atuação nas escolas, o programa desenvolverá, a partir do próximo ano, projetos com a participação de entidades da iniciativa privada, de classes e comunitárias. Outra frente de trabalho será a formação de núcleo de apoio a fiscalização educadora, em cada regional, envolvendo a iniciativa privada e comunidade em geral.