Pular para o conteúdo principal

Mais de cinquenta barraquinhas da av. Afonso Pena com árvores do Parque Municipal ao fundo, à esquerda, e pessoas a frente e à direita.
Foto: Divulgação PBH

Representantes de expositores na Feira de Artesanato da Afonso Pena são eleitos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul, realizou a XII Assembleia Geral dos Expositores da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte no domingo, dia 5 de maio, para a eleição dos representantes dos expositores na Comissão Paritária da feira para o exercício 2019/2020, conforme previsto na Lei 8616/03, o Código de Posturas de Belo Horizonte.

 

Dez expositores se inscreveram para a disputa nos diversos setores, como Criança, Flores e Arranjos, Vestuário, Calçados, Alimentação e Cintos, Bolsas, Acessórios. Compareceram para a votação 1.272 expositores, o equivalente a 70% do total, o que representa aumento expressivo em relação à eleição de 2017, quando houve o comparecimento de 55% dos expositores.

 

Este ano a eleição foi realizada no andar térreo do prédio onde funcionam setores da Prefeitura, na avenida Augusto de Lima, 30, a um quarteirão da feira, proporcionando maior segurança, conforto, mobilidade e acessibilidade a todos, principalmente aos feirantes idosos. No mesmo local foi montada estrutura para a apuração dos votos, que ocorreu imediatamente após o término do horário de votação, com espaço reservado aos expositores e candidatos que desejassem acompanhar o processo de apuração das três urnas. Em anos anteriores a eleição era realizada em três tendas instaladas na feira.

 

A Gerência Regional de Execução de Feiras Centro-Sul foi responsável pelo planejamento e execução da logística operacional da eleição e contou no dia com uma equipe de quarenta e cinco funcionários e o apoio da Guarda Municipal.

 

A eleição foi realizada com horário estendido, das 7h às 15h, uma hora antes do início e uma hora após o término de comercialização na feira.

 

Campanhas informativas de divulgação foram realizadas pela Gerência Regional de Execução de Feiras Centro-Sul na feira com o objetivo de esclarecer dúvidas dos expositores sobre o que é a Comissão Paritária, como são escolhidos os representantes dos expositores, quem pode se candidatar e qual a duração do mandato. O voto não é obrigatório, porém de extrema importância para que haja representantes dos expositores participando da organização, funcionamento, propostas e soluções de melhorias para a feira.

 

Os seis mais votados foram eleitos titulares e os seguintes ficaram nas quatro suplências. Não foram preenchidas as doze vagas disponíveis para os expositores devido à ausência de outros candidatos inscritos.

 

 

Resultados

Total de Votos – 1.272 (70%)

Votos Brancos - 63 (5%)

Votos Nulos - 75 (6%)

 

Representantes Titulares

1º - Sandra Mariana - Criança - 197

2º - Luís Cláudio - Flores e Arranjos - 180

3º - Carlos Magnus - Vestuário - 147

4º - Tutu da Asseap - Calçados - 132

5º - Marquinhos Calçados - Calçados - 117

6º - Vera - Alimentação Y - 115

 

Representantes Suplentes

7º - Jorge Simbera - Vestuário - 78

8º - Neide Maria Perona - Criança - 61

9º - João Augusto - Cintos, Bolsas e Acessórios - 56

10º - Cida Buzetti - Alimentação X - 51