Pular para o conteúdo principal

Júlio Machado profere palestra para quarenta pessoas, todas sentadas.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Projeto Ser Mais oferece palestra sobre meditação

criado em - atualizado em

Com o tema provocativo “O certo é o avesso”, o consultor em desenvolvimento humano Júlio Machado ministrou a palestra da 27ª edição do Projeto Ser Mais, a última de 2017, realizada no dia 6 de dezembro, na Sala Multiuso 2 da Prefeitura.

 

Biólogo, ex-professor da UFMG e consultor, Júlio Machado faz palestras em instituições públicas e privadas sobre temas motivacionais e comportamentais. É autor de diversos livros, entre eles, “O certo é o avesso”, lançado neste ano.

 

Machado abriu a sua exposição com um comentário sobre o paradoxo de que, muitas vezes, para ser mais é preciso ser menos. Que é preciso abrir mão de algumas coisas para se alcançar o que se deseja, ou o que mais importa.

 

Dito isso, ele iniciou a exposição apresentando a ideia de que as pessoas transitam, na vida, entre dois sistemas: o do eu menor e o do eu maior, sendo o primeiro aquele em que desempenhamos os papéis dos diversos personagens que representamos no dia a dia; e o segundo, o lugar em que nos encontramos por trás das aparências, indivisível, uno, sem representações.

 

Sempre abrindo espaço para a interação com os participantes do encontro, o palestrante provocou a plateia para uma reflexão sobre as relações entre as pessoas e delas com elas mesmas, ressaltando a importância da busca incessante do autoconhecimento. Daí, a tomada de consciência de aspectos que passam frequentemente despercebidos, mas que podem contribuir para que se tenha uma vida mais equilibrada, saudável e feliz.

 

Segundo Machado, para trafegarmos por este mundo competitivo, repleto de obstáculos e conflitos, é preciso desenvolver um sentimento de compreensão mais universal, ou holístico, e um caminho para isso é a prática da meditação. Para ilustrar a sua tese, o palestrante citou uma frase de autoria de Mário Quintana, que diz: “(...) o segredo não é correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você”.

 

No encerramento do encontro, todos os presentes se concentraram em um exercício de relaxamento preparatório para um momento de meditação em busca da calma, cuja essência, segundo Júlio Machado, é manter-se num estado em que se está com alma, cada um em contato com o seu eu mais profundo.

 

O projeto Ser Mais, desenvolvido por servidores da Procuradoria-Geral do Município, promove, mensalmente, palestras sobre temas de interesse geral, visando ao aprimoramento pessoal e profissional dos servidores da Prefeitura. Agora, o projeto fará uma pausa e retomará as atividades em março de 2018.