Pular para o conteúdo principal

Prodabel leva tecnologia e Carreta de Inclusão Digital para Vila Maria
Foto: Prodabel/Divulgação

Prodabel leva tecnologia e Carreta de Inclusão Digital para Vila Maria

criado em - atualizado em

Moradores da Vila Maria, na região Nordeste da capital, puderam conhecer, na manhã do último domingo (17), as ações de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte. Além das oficinas culturais e das ações de saúde, a edição do Movimento BH Mais Feliz na Vila Maria contou com a presença da Carreta de Inclusão Digital da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel).

 

A equipe da Prodabel divulgou as ações da PBH que permitem que o cidadão se conecte e aproveite as oportunidades que a tecnologia oferece, wi-fi gratuito, doação de dispositivos recondicionados e capacitação gratuita. Na Carreta de Inclusão Digital, jovens e crianças tiveram a oportunidade de acessar a internet e de acompanhar as oficinas de drone e introdução a robótica, uma amostra do que os alunos desenvolvem no curso da Prodabel.

 

Algumas das pessoas que visitaram a unidade móvel, nunca tiveram acesso a um notebook antes. Em outras palavras, ações como essa aproximam as comunidades da tecnologia e ainda apresentam um programa que pode capacitar esses moradores para o uso, com autonomia, dessas ferramentas.

 

Para a professora de introdução à robótica, Alessandra Gomes, essa é uma maneira de divulgar o trabalho para as comunidades e entender mais a fundo qual é a realidade dos moradores. “A carreta é para uso coletivo de crianças, jovens, adultos e idosos. Muitas pessoas têm demonstrado surpresa ao saber que todas essas ações e os cursos são gratuitos, nós estamos aqui para ajudá-los e aproximá-los dessas políticas públicas”, afirma.

 

A PBH já garantiu a instalação de 27 pontos permanentes de Wi-Fi gratuito para os moradores da Vila Maria. Além desses, 13 outros estão em fase de implantação. De 2022 para 2023, a Prefeitura já levou internet gratuita para 215 das 218 vilas e favelas de Belo Horizonte. Hoje, são mais de 3.770 pontos de internet ativos em todo o município e mais de 1.200.000 pessoas já usaram o serviço.

 

Os locais com internet gratuita da PBH e mais informações sobre o Programa de Inclusão Digital podem ser acessados no Portal da PBH. Para conhecer os cursos gratuitos e se inscrever, os moradores também podem acessar o portal.