Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove lançamento de publicação sobre Prêmio Leda Maria Martins
Divulgação/PBH

Prefeitura promove lançamento de publicação sobre Prêmio Leda Maria Martins

criado em - atualizado em

O lançamento do livro “Caderno Espiralar, Volume Prêmio Leda Maria Martins” é o destaque da primeira edição da Rota Artes #ZCPE, ação do projeto Zona Cultural Praça da Estação (#ZCPE), que busca difundir arte e cultura, aproximando o público das manifestações artístico-culturais do Território.  O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 11, a partir das 18h30, no Teatro Francisco Nunes, e contará com apresentações artísticas da Cia Fusion de Danças Urbanas e do artista Anderson Ferreira, ambos com trabalhos premiados, registrados no Caderno Espiralar. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia no Portal Belo Horizonte.

O Caderno Espiralar é a primeira publicação do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras de Belo Horizonte, iniciativa que reverencia montagens de teatro, dança e performance da capital mineira e Região Metropolitana. As categorias da premiação são inspiradas em referências culturais, estudos e marcos conceituais de Leda Maria Martins acerca das artes e culturas negras. Leda é poeta, ensaísta, dramaturga, ex-diretora de ação cultural da Universidade Federal de Minas Gerais e rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá.

No volume inaugural, a publicação apresenta afrografias, que são registros das heranças afro-diaspóricas, do Prêmio Leda Maria Martins. A obra é uma forma de homenagem à própria Leda, pelos saberes que conceituam o prêmio e suas categorias. Também rende homenagens a Nilma Lino Gomes, Conceição Evaristo, Cidinha da Silva, Abdias Nascimento e Lélia Gonzalez, pelos saberes que tematizaram cada uma das cinco primeiras edições da premiação, além de Marlene Silva, Zora Santos, Valdineia Soriano, Miguel Arcanjo e Hilton Cobra, por seus fazeres artísticos e culturais, e, especialmente, aos projetos cênicos premiados de 2017 a 2021.

A programação da Rota Artes #ZCPE, promove o lançamento do livro, com exposição do quadro “Rainha no Mar”, de autoria da artista Scheilla Sol, inspirado em uma foto feita por Elias Gibran, na qual Leda Maria Martins estende uma rosa em direção ao mar do Atlântico durante uma performance ritual com a Irmandade do Jatobá, e é a imagem que estampa a capa da publicação.  Além de   apresentação de uma cena do espetáculo “Pai contra Mãe”, da Cia Fusion de Danças Urbanas e a performance “Ebó”, do artista Anderson Ferreira, ambos os trabalhos foram contemplados pelo Prêmio Leda Maria Martins,  em 2017 e 2021, respectivamente, e compõem o conjunto   das 59 produções cênicas descritas no Caderno Espiralar.

O evento, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, sob a coordenação da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional, no projeto Zona Cultural Praça da Estação (#ZCPE), conta com a produção do Prêmio Lêda Maria Martins, em parceria com Obirin Cultural, Letícia Souza Fotografia e Kitutu Gourmet.

Ação Formativa

A Rota Artes #ZCPE conta ainda com uma atividade formativa, realizada em parceria com a Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena), na qual o “Caderno Espiralar, Volume Prêmio Leda Maria Martins” é o mote para a Roda de Conversa “Artes Negras em Belo Horizonte – processos formativos e de produção”.  O encontro, que visa fomentar trocas e discussões sobre a cena artística negra da cidade, acontece no Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural - NUFAC e é direcionado aos alunos, equipes técnicas e professores da Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA - Arena).

ROTA ARTES #ZCPE

A Rota Artes #ZCPE busca incentivar o conhecimento a partir de atividades de arte e a cultura no território, com intuito de fomentar novas produções, estimular a experimentação e a ocupação dos espaços públicos da capital e aguçar  o interesse dos públicos da cidade sobre as manifestações artísticas e culturais que ocorrem na Zona Cultural Praça da Estação.

O conjunto de ações Rotas #ZCPE são experiências imersivas, propostas para destacar a diversidade cultural da #ZCPE, evidenciando elementos relevantes do território, bem como as dinâmicas artísticas, sociais e de aprendizagens. Informações sobre as Rotas #ZCPE podem ser consultadas no Portal Belo Horizonte.

Serviço

Rota Artes #ZCPE

Lançamento do “Caderno Espiralar, Volume Prêmio Leda Maria Martins”

Apresentações da Cia Fusion de Danças Urbanas e do artista Anderson Ferreira

Data: quarta-feira (11), a partir das 18h30

Local: Teatro Francisco Nunes – Av. Afonso Pena, S\N – Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Entrada gratuita. Sujeita a lotação do espaço

Mais informações:  Portal Belo Horizonte