Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e Movimento Gentileza reinauguram a Praça da Saudade

criado em - atualizado em

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Movimento Gentileza, Ana Laender, e do secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado, visitou neste sábado, dia 30, a Praça Louis Braille no bairro Saudade que foi revitalizada.

 

Após dez meses de obras de requalificação, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Movimento Gentileza, reabriu a Praça de Esportes Louis Braille, mais conhecida como Praça da Saudade.

 

“Eu falei que iria arrumar e aqui está pronto, eu gostaria de agradecer aos parceiros, isso aqui só foi feito graças às parcerias. Agora o que importa é fazer funcionar” afirma o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

 

O evento terá a participação de 50 artistas urbanos da cidade, que farão intervenções nos muros e pontos do interior da praça, dentro do projeto Mural Gentileza Saudade. Uma programação esportiva também ocupará as quadras durante todo o dia.

 

Principal equipamento público esportivo da Região Leste, a praça oferecerá à comunidade três quadras poliesportivas (sendo uma coberta), um campo soçaite, jardins, áreas de convivência e vestiários reformados. Foram realizadas melhorias também no sistema de iluminação, coreto, bancos e corrimões, além de serviços de poda e jardinagem.

 

Novos portões foram instalados e o muro que receberá as intervenções artísticas foi remodelado, com alguns trechos substituídos por grades para proporcionar maior visibilidade do espaço interno. Uma unidade de monitoramento da Guarda Municipal também será implantada e, futuramente, contará com um sistema de monitoramento por câmeras.

 

As melhorias integram duas ações complementares: o projeto Mural Gentileza Saudade, iniciativa de requalificação urbana realizada pelo Movimento Gentileza, que contou com investimentos de R$ 150 mil, por meio de uma parceria com a fintech Zetra; e o Polo Regionalizado de Formação Esportiva, que teve R$ 580 mil investidos com recursos próprios da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

 “Mais uma vez movimentamos importantes parceiros para transformar a paisagem de Belo Horizonte. A arte chega para valorizar ainda mais um trabalho coletivo de meses, para a revitalização de um equipamento tão importante para os moradores e para a cidade”, afirma Ana Laender, coordenadora do Movimento Gentileza e primeira-dama do município.

 

Atualmente, 250 alunos frequentam, de segunda a sexta-feira, aulas de cinco modalidades esportivas (futsal, basquete, handebol, judô e ginástica rítmica), como parte do Polo Regionalizado de Formação Esportiva – projeto desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Trilhar. 

 

"A revitalização se deu por meio da reforma da estrutura interna e do cuidado ao entregar um espaço visualmente convidativo, seguro, arborizado e repleto de atividades esportivas. O Movimento Gentileza foi um grande parceiro, pois mobilizou todos os esforços possíveis para realizarmos a melhor entrega", conta Elberto Furtado Júnior, secretário Municipal de Esportes e Lazer.

 

Outros três programas têm atividades regulares na praça: Vida Ativa (atividades físicas para pessoas acima de 50 anos); Caminhar (grupos de caminhada e circuito, além de peteca e futebol); e o Superar (atividades físicas para pessoas com deficiência).


 
Cemitério da Saudade também recebeu intervenções

 
Situado em frente à Praça Louis Braille, o Cemitério da Saudade também recebeu intervenções, em uma ação inédita em Belo Horizonte. O artista Alexandre Rato foi convidado pelo Movimento Gentileza para criar murais na fachada frontal dos velórios e em uma parede lateral da lanchonete, no intuito de promover mais acolhimento e leveza aos visitantes. Foram realizadas, também, melhorias no velário, local onde os visitantes depositam suas velas e fazem suas preces, com nova pintura e cobertura do local.


 
Sobre o Movimento Gentileza

 
Em dois anos de atuação em Belo Horizonte, o Movimento Gentileza trabalha com a realização e apoio a diversas ações que contribuem para uma cidade mais gentil com a cena urbana e os cidadãos, sempre em parceria com o poder público municipal e a iniciativa privada.

 

Idealizado e coordenado pela voluntária social e primeira-dama do município, Ana Laender, o Movimento é responsável por iniciativas dedicadas à requalificação do espaço urbano por meio da arte, preservação da memória da cidade e inclusão social e cultural de crianças, jovens e idosos.


 
Artistas convidados


Alexandre Rato; Alisson Prazeres; Aminata; Art. V; Arthur Ribeiro; Ataíde Miranda; Beatriz Boncompagni; Bin; Bolinho; Caio Ronin; Celo; Clara Valente; Daniel Jack; Drones; Ediblack e Owizard; Fernando Perdigão; Gabriel Dias; Gud; Hely ; Iron Dois; João Gabriel; Krol; Ladobeco; Lauro Magalhães; Lekin; Luís Matuto; Madre; Manim; Mariana Marinato; Max Faixas; Nilo Zack; Priscapaes; Rafael Boneco; Ramar; Sarita; Sérgio Ilídio; Skap; Sol Kuaray; Surto Real; Testa; Thiago Alvimm; Thiago Mazza; Tot; Ulhoa; Vira Lata; Zi Reis.
 

 

Programação – Mural Gentileza Saudade
 

DENTRO E FORA DA PRAÇA
9h às 17h - Mais de 50 artistas vão pintar juntos os muros externos e pontos do interior da praça, transformando o espaço em uma grande galeria de arte a céu aberto.


 
QUADRA COBERTA
9h às 10h - Dança Sênior - Vida Ativa
10h às 12h - Festival de Futsal - Programa Esporte Esperança
12h às 17h - Jogos da Liga Esportiva dos EJCs


 
QUADRA 2
9h às 11h - Festival do Programa Esporte Esperança
11h às 13h - Basquete do Saudade
13h às 17h - Jogos da Liga Esportiva dos EJCs


 
QUADRA 3
9h às 11h - Ginástica Rítmica e Judô
11h às 17h - Jogos da Liga Esportiva dos EJCs


 
QUADRA DE AREIA
9 às 11h - Queimada


 
ÁREA EXTERNA
9h às 12h - Programa Caminhar: avaliação física


 
SERVIÇO:


MURAL GENTILEZA SAUDADE
30 de novembro – Sábado – das 9h às 17h
Na Praça de Esportes Louis Braille – Bairro Saudade