Pular para o conteúdo principal

Operação volta às aulas. Três carros na imagem. Agente da BHTrans orienta um deles em frente a uma escola.
Foto: Divulgação/PBH

Operação Volta às Aulas começa na quinta-feira, dia 1º/2

criado em - atualizado em

A BHTrans dá início, na quinta-feira, dia 1º de fevereiro, à Operação Volta às Aulas. Com o tema “O Trânsito é Responsabilidade de Todos”, a ação tem o objetivo de conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância de cada um fazer a sua parte no trânsito, adotando atitudes que contribuem para a melhoria da mobilidade no entorno das escolas e na cidade em geral, para a segurança de todos usuários da via, pela qualidade do meio ambiente e para a construção de uma cidade mais humana. As operações de trânsito acontecem em 40 escolas em vários bairros da cidade até o dia 19.

 

Neste ano, o lançamento da campanha ocorrerá em escolas fora da área central da cidade, mostrando a abrangência das ações educativas e de conscientização que são realizadas em estabelecimentos de ensino das mais diversas regiões da capital.

 

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Policia Militar, Guarda Municipal) irão operar o tráfego na porta das escolas e orientar sobre a maneira adequada de se comportar no trânsito ao levar seus filhos para a escola.

 

Dicas para os motoristas e pedestres

-          Atravesse sempre na faixa de pedestre, pois é mais seguro;

-          Nunca deixe as crianças desembarcarem no meio da rua;

-          Lugar de pedestre é no passeio. Evite acidentes;

-          Não pare no caminho das outras pessoas para não atrapalhar a passagem;

-          No carro, use sempre o cinto. O cinto de segurança reduz em até 50% o risco de lesões graves ou fatais e deve ser usado tanto nos bancos da frente, quanto nos bancos de trás, mesmo em trajetos curtos;

-          Use o cinto de segurança corretamente: por cima do ombro, nunca no pescoço ou debaixo do braço;

-          As gestantes devem usar sempre o cinto, abaixo da barriga. Ele protege a mãe e o bebê;

-          Crianças menores de 10 anos devem, sempre, viajar no banco de trás do veículo. De 0 a 1 ano no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha; de 4 a 7 anos no assento de elevação; e acima de 7 anos e meio com cinto de segurança.

-          Nunca pare ou estacione em fila dupla e nas faixas de pedestre;

-          Não estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de ônibus ou de táxis ou em outros locais proibidos;

-          Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo;

-          Diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares;

 

 

Educação para o trânsito 

Um trabalho educativo complementa as ações desenvolvidas permanentemente pela BHTrans. Em 2017, 17.028 jovens participaram do Programa Jovem e a Mobilidade. A equipe de arte-educação da BHTrans foi a 159 escolas, estimulando os alunos a refletirem sobre a sustentabilidade do trânsito de Belo Horizonte e formas seguras de se deslocarem em automóvel, motocicleta, de ônibus, a pé e de bicicleta. Além disso, 579 professores de 28 escolas participaram das oficinas de formação para incluírem o tema nas suas aulas e projetos.

   

Transporte Escolar

 Uma van com 12 crianças pode representar até 11 veículos particulares a menos próximo à escola. Isso alivia o trânsito, principalmente nos horários de pico.

 

Há 20 anos, a BHTrans gerencia o Transporte Escolar na capital e, duas vezes por ano, faz uma vistoria detalhada nos veículos. É preciso observar alguns fatores importantes na contratação do serviço para não cair nas mãos do transporte clandestino:

-          Procure o selo da BHTrans no para-brisa do veículo;

-          Motoristas do Transporte Escolar devem portar o Registro de Condutor (crachá de identificação) da BHTrans e a Autorização de Tráfego;

-          Confirme se o serviço oferece um acompanhante (ou monitor). A presença desse profissional é obrigatória para veículos com capacidade superior a 20 lugares;

-          Se o serviço possuir um acompanhante, ele também deve estar cadastrado na BHTrans e possuir o Registro de Acompanhante.

-          É obrigatório que o prestador de serviço de Transporte Escolar firme um contrato com os pais ou responsáveis pela criança.

-          Exija que os veículos tenham cadeirinha para transporte de crianças com até quatro anos de idade.

-          Sempre utilize o cinto de segurança - O cinto é fundamental para proteger o seu filho em caso de acidentes. A lei não permite que crianças sejam transportadas no colo.

 

 

Parceria com as escolas

Desde 2013, nas operações de Volta às Aulas, a BHTrans trabalha em conjunto com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP-MG), conscientizando a comunidade escolar em prol da educação no trânsito e da mobilidade urbana. A parceria promove ainda a participação dos estudantes da rede particular em programas de educação de trânsito desenvolvidos pela BHTrans e já bastante difundidos entre instituições públicas de ensino.

 

Nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, das 6h30 às 7h30, será realizado atendimento à imprensa no Colégio Magnum – Cidade Nova (Rua São Gonçalo, 1.364 – Cidade Nova ). O atendimento também irá ocorrer entre 11h30 e 12h30.