Pular para o conteúdo principal

Logo da campanha Cerol Mata!, em preto e branco, com uma pipa acima.
Arte: PBH

Guarda Municipal promove fiscalização como parte da campanha Cerol Mata!

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, vai intensificar as ações de fiscalização para apreensão de cerol e linha chilena. A partir desta semana, quem for flagrado usando este tipo de material e não o entregar espontaneamente, será conduzido, por um agente da Guarda Municipal, a uma unidade policial. A legislação proíbe o uso de linhas com cerol e linha chilena para empinar papagaios, ficando o responsável sujeito ao pagamento de multas que variam de R$ 100 a R$ 1.500 ou punição, nos casos em que causar vítimas de ferimentos ou de morte.
 

As abordagens, mais frequentes aos fins de semana, são realizadas em locais previamente mapeados, tendo como base a alta incidência de registros de uso das linhas para empinar pipas. Os guardas municipais empenhados nestas ações de fiscalização são os integrantes das inspetorias das áreas específicas. No último fim de semana, só na região do Barreiro, foram recolhidas 15 latas envoltas em linhas cortantes.

 

A Campanha Cerol Mata entrou, neste ano, em sua terceira edição, e tem como objetivo conscientizar a população para os riscos do uso de linhas cortantes. As primeiras ações da campanha foram marcadas por uma série de palestras educativas realizadas pela Patrulha Escolar da Guarda Municipal na rede de ensino da capital, no período que antecedeu o início das férias de julho.

 

Após essa fase, as atividades preventivas foram feitas por meio de blitzen para a abordagem de motociclistas – que receberam antenas de proteção contra as linhas cortantes –, além da distribuição de folhetos educativos a toda a população sobre os riscos e punições a que as pessoas que usam cerol ou linha chilena estão sujeitas.