Pular para o conteúdo principal

Prodabel participa de evento nacional sobre inclusão digital, em Brasília
Divulgação/PBH

Prodabel participa de evento nacional sobre inclusão digital, em Brasília

criado em - atualizado em

A Diretoria de Inclusão Digital (DID) da Prodabel participou, em Brasília, da primeira reunião gerencial dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) de 2023, promovida pelo Ministério das Comunicações. O propósito do evento, realizado dos dias 29 a 31 de agosto de 2023, foi harmonizar as estratégias de atuação dos CRCs distribuídos por todo o Brasil e estabelecer padrões técnicos e operacionais para esses centros.

 

No evento foram tratados temas como a implantação de um novo sistema de gestão de desfazimento, gestão e destinação de resíduos eletrônicos, uso de TV Box como equipamento recondicionado e discussão sobre o Decreto que regulamentará o disposto na Lei 14.479/22, que institui a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos e dispõe sobre o Programa Computadores para Inclusão.

 

Para a diretora da DID, Milla Fernandes, conhecer as iniciativas de outras instituições engajadas em promover a inclusão digital no Brasil foi muito gratificante e importante para os trabalhos desenvolvidos pela equipe. “Tivemos a oportunidade de falar sobre a experiência de Belo Horizonte e compartilhar boas práticas e lições aprendidas”, comentou a diretora.

 

Além da presença da diretora, também estiveram na reunião o Superintendente de Gestão de Inclusão Digital, Wellington Cardoso e o Gerente do CRC da Prodabel, Klinsmann Pedras. A reunião gerencial contou com a presença do Secretário Nacional de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, do Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, Rômulo Barbosa e do Presidente da Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e da Green Eletron, Humberto Barbato. Além das palestras, participantes visitaram o CRC Programando o Futuro, oportunidade para dividir experiências, conhecer os processos da instituição e trazer novas visões para potencializar e desenvolver ainda mais os trabalhos de Inclusão Digital da Prodabel. 

Programa Computadores Para Inclusão

O Programa Computadores  para Inclusão desempenha papel fundamental nas políticas governamentais, afinal,  possibilita que os CRCs recebam apoio financeiro do Ministério das Comunicações e sejam capazes de colaborar de maneira mais eficiente com a redução da desigualdade, seja no recondicionamento de equipamentos de informática,  capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e torna viável a  implantação e manutenção em telecentros. 

No convênio com a Prodabel, está previsto o repasse de R$1,2 milhão por parte do Ministério. Investimento para garantir o recondicionamento e doação de 1.500 computadores, insta