Pular para o conteúdo principal

Mosquito Aedes aegypti sobre um alvo vermelho.
Arte: PBH

Prefeitura promove ação especial de combate ao Aedes aegypti

criado em - atualizado em
Neste sábado, dia 24 de março, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), faz uma ação especial para realizar vistorias de combate ao Aedes aegypti em imóveis não acessados pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) durante a semana, devido à ausência de morador no local. A ação será realizada a partir das 8 horas, na área de abrangência do Centro de Saúde Leopoldo Crisóstomo (Rua Leôncio Chagas, 157 – União), região Nordeste da capital, onde a Secretaria terá uma fonte técnica para atender à imprensa. Em caso de chuva, a ação será cancelada. 

A ação foi planejada devido ao alto índice apresentado pela região no último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa, realizado em janeiro de 2018. O LIRAa na região atingiu 6%, percentual muito acima do apresentado pelo município de Belo Horizonte, que foi de 2,4%. Associado ao LIRAa alto, a região concentra um grande número de imóveis sem moradores durante a semana, quando são realizadas as vistorias pelos ACEs.
 
As vistorias nos imóveis representam importante ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante o trabalho, os Agentes identificam, eliminam ou aplicam biolarvicida nos criadouros que não podem ser eliminados. Além disso, eles orientam a população sobre os cuidados que devem ser tomados para se evitar a propagação da doença. 

Para o próximo sábado, dia 31 de março, a expectativa é vistoriar cerca de 280 imóveis, localizados em 5 quarteirões, todos no bairro União.