Pular para o conteúdo principal

Rua de terra em obras, com brita e canos, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura executa obra de prevenção de enchentes na região do Barreiro

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), está realizando obras na rua Marselhesa, no Barreiro, que vão beneficiar os moradores da região, em especial no bairro Araguaia e adjacências, e terão reflexos na prevenção de enchentes em toda a cidade. Os trabalhos de urbanização no córrego da rua Marselhesa, afluente do córrego Bonsucesso, foram iniciados em setembro de 2018, com investimentos de R$ 7,9 milhões e previsão de conclusão no primeiro semestre de 2020.    

 

As obras incluem o tratamento de fundo de vale em uma extensão de 520 metros, a complementação do sistema de esgotamento com a implantação de aproximadamente 1,4 quilômetros de rede coletora de esgotos, o saneamento do curso d’água que se estende desde a praça da Fé até a rua Doutor Cristiano Resende e a implantação de sistema viário. Os objetivos da intervenção são a despoluição das águas, a estabilização das margens do córrego, a redução dos processos erosivos ao diminuir a velocidade das águas com o uso de gabiões (pedras confinadas em gaiolas metálicas) e a otimização dos serviços de coleta de resíduos sólidos.

 

“A redução do risco de inundações na área de influência do córrego da rua Marselhesa está ainda assegurada em função do conjunto das obras executadas pela Prefeitura na bacia do Córrego Bonsucesso. Milhares de pessoas que moram nos bairros Bonsucesso e Araguaia vão ser diretamente beneficiadas com essa obra, que é uma prioridade da Prefeitura”, afirma o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho.

 

Os recursos para viabilização desse empreendimento foram captados pelo Município junto ao Governo Federal e integram parte da contrapartida do Programa DRENURBS. Essa etapa do Programa DRENURBS, viabilizado a partir de financiamento contratado pelo Município junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, tem como objetivo a Recuperação Ambiental da Bacia do Córrego Bonsucesso, incluindo intervenções de tratamento de fundo de vale, urbanização e saneamento.