Pular para o conteúdo principal

PBH abre 46º núcleo do programa Vida Ativa

criado em - atualizado em

Com aula de dança sênior, o novo e 46º núcleo do Vida Ativa será implantado nesta quarta-feira, dia 19, às 14 horas, no Centro Poliesportivo (rua Tabapuan, 514), no bairro Dom Bosco, região Noroeste.


Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o programa Vida Ativa, que é oferecido aos adultos com idade superior a 50 anos e aos idosos, já atende a mais de três mil pessoas.


As aulas de dança sênior no Centro Poliesportivo do Dom Bosco serão ministradas às quartas-feiras, das 14 às 15 horas, por uma especialista nessa modalidade de dança. As inscrições podem ser feitas presencialmente no local de realização das aulas ou pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br.


Para a profissional de educação física Márcia Assumpção Soares, a dança sênior estimula a mobilidade das articulações, proporcionando uma melhor coordenação motora e maior segurança através do domínio do corpo. “A atividade melhora a flexibilidade, o equilíbrio, a consciência corporal e espacial e, assim, auxilia na prevenção de quedas”, afirma.


Vida Ativa


O programa busca estimular a vivência de práticas corporais diversas e, por meio das atividades desenvolvidas, colaborar para a promoção da saúde, da autonomia e da integração social dos participantes. 


 As principais formas de atuação do programa são por meio de atendimento semanal em mais de 40 núcleos regionalizados, com a realização de aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras e danças. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais e estagiários de educação física.


O Vida Ativa também presta atendimento a cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.