Pular para o conteúdo principal

Cerca de 400 ciclistas pedalam vestindo camisas vermelhas em dia chuvoso por uma rua de Belo Horizonte
Foto: Marcus Aurélio/Divulgação Pratique Doar Sangue

Passeio em Belo Horizonte reúne 400 ciclistas em apoio à doação de sangue

criado em - atualizado em

Cerca de 400 ciclistas participaram neste domingo, 16 de setembro, do Pedal Solidário, um passeio em prol da campanha Pratique Doar Sangue que percorreu pontos turísticos de Belo Horizonte.
 

O evento integrou a programação do BH é da Gente – Savassi e teve o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
 

Apesar do tempo chuvoso, os ciclistas saíram da Praça da Savassi às 9h15, escoltados por um carro e dois bikers da BHTrans, além de um batedor de moto da Polícia Militar e voluntários.
 

O trajeto passou pelas avenidas Cristóvão Colombo e Bias Fortes, Praça Raul Soares, Amazonas, rua Tamoios, Viaduto Santa Tereza, rua Sapucaí, Contorno, rua Manaus, avenida Brasil, Carandaí, rua Rio Grande do Norte e avenida Getúlio Vargas.
 

Por conta de uma forte chuva que caiu em um trecho do percurso, o passeio teve a rota alterada, o que reduziu a jornada de 12 para dez quilômetros. O grupo passou por pontos importantes como Praça da Liberdade e Mercado Central, mas excluiu a Praça da Estação em função da chuva.
 

Às 10h30, os ciclistas chegaram ao ponto de origem, na Savassi, onde posaram para fotos e curtiram o show musical do grupo Coração Palpita e sorteio de brindes.
 

“Foi maravilhoso, excelente, um passeio muito bem organizado e feito em apoio a uma causa muito importante. No mês que vem, quando estarei em férias, eu e minha mulher vamos doar sangue”, disse o tecnólogo em logística Bruno Leonardo, que participou do Pedal Solidário acompanhado pela esposa Janaína e a filha Ingrid Lorrayne.

 

Um homem, uma mulher e uma criança, todos vestindo vermelho segurando bicicletas
Foto: Marcelo Machado/PBH


 

“Nessa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, conseguimos dar o recado à população, que é a importância da doação de sangue. Os ciclistas estão engajados em fazer o bem”, afirmou Juliane Rocha, uma das voluntárias da campanha e organizadoras do Pedal Solidário.
 

Secretário da Smel, Elberto Furtado compareceu à Praça da Savassi para recepcionar os ciclistas e reforçar o apoio à campanha e ao passeio: “Mesmo com esse tempo chuvoso, é muito legal ver a Savassi assim, tomada por ciclistas engajados em uma causa tão importante. A doação de sangue também é uma causa da Prefeitura de Belo Horizonte. Uma doação pode salvar até quatro vidas”, pontuou ele.

 

A campanha

Resultado da mobilização dos grupos de ciclistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte para conscientização sobre a importância da doação frequente de sangue, a Pratique Doar Sangue vai se estender até 30 de setembro. O grupo tem um aplicativo e site que serve como plataforma de interatividade entre doadores, serviços de hemoterapia e pacientes em todo o Brasil.

 

BH é da Gente 

O BH é da Gente é um programa recreativo em espaço urbano que ocorre aos domingos, das 7h às 14h, na Savassi e em um trecho da avenida Silva Lobo, no bairro Grajaú.

 

Ciclistas vestindo camisas vermelhas sentados na Praça da Savassi
Foto: Leonardo Horta/Divulgação Pratique Doar Sangue