Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta inovações tecnológicas no Conecta Recife 2024
Divulgação/PBH

PBH apresenta inovações tecnológicas no Conecta Recife 2024

criado em - atualizado em

As inovações da Prefeitura de Belo Horizonte com a tecnologia de inteligência artificial foram apresentadas nesta quarta-feira (13) durante o Conecta Recife 2024. A capital mineira é considerada a segunda cidade mais inteligente da Região Sudeste, ganhando reconhecimento nacional e internacional, ampliando e aprimorando suas entregas, sempre visando o cidadão e respostas cada vez mais assertivas aos desafios do dia a dia, pensando o ambiente coletivo a partir da inovação, da tecnologia e da sustentabilidade.  A capital foi representada pelo diretor presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte. 

Ao lado de representantes de outras capitais brasileiras, o diretor presidente da Prodabel participou do painel organizado pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) que tratou sobre “Desafio dos municípios no uso de Inteligência Artificial". 

O debate pautou os desafios para se implementar a inteligência artificial na administração pública, além de expor as aplicações já em andamento, seja na área de saúde, na parte de desenvolvimento de sistemas, em chats de resposta ao cidadão, na busca de melhoria da produtividade do serviço público. Juntamente com Jean estava a presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre - Procempa, Letícia Batistela, o    presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo - Prodam, Johann Dantas e o presidente Empresa de Informática Municipal do Recife - Emprel, Bernardo D’Almeida. 

Durante o painel, Jean, que também é um dos diretores da ANCITI, abordou o papel das lideranças no processo do uso da IA com o propósito definido pela administração pública. "Quando pensamos em inteligência artificial, especificamente para o setor público, há todo um contexto que deve ser considerado. A inteligência artificial já está em uso e vai estar cada vez mais disponível pelas pessoas”, explicou Jean Mattos.

Ainda de acordo com o diretor presidente da Prodabel, a administração pública deve participar do debate sobre qual é a qualidade dos dados que estarão servindo de insumo para as análises de inteligência artificial, a transparência dos algoritmos, a democratização do acesso à tecnologia. “Por isso esses assuntos devem ser tratados pela administração pública. É importante discutir qual é a qualidade dos dados que estarão servindo de insumo para as análises de inteligência artificial, a transparência dos algoritmos, a democratização do acesso à tecnologia. O potencial é muito grande e cada vez mais as aplicações vão ser desenvolvidas se valendo desses recursos e Belo Horizonte está engajada, por meio da Prodabel, nesta pauta”, enfatiza Mattos.

O Conecta Recife acontece anualmente e reúne governos municipais, nacionais e internacionais para debater e trocar experiências acerca da administração pública, somada com outros temas como IA, transformação digital e automação via internet. A participação de BH ocorreu a convite para o evento foi feito pelo prefeito da capital pernambucana, João Campos e pelo presidente da Empresa de Informática Municipal do Recife - Emprel, Bernardo D’Almeida.