Pular para o conteúdo principal

Projeto Bem-Vindo visa qualificar atendimento na Saúde em BH

criado em - atualizado em
Na manhã de quarta-feira, dia 21 de fevereiro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o projeto “Bem-Vindo!”, que pretende reduzir conflitos, além de humanizar as relações dentro dos serviços de saúde, por meio da qualificação dos servidores.


Apresentaram a iniciativa o secretário de municipal de saúde, Jackson Machado e a gerente de Educação em Saúde, Cláudia Fidelis Barcaro. O projeto será composto por um conjunto de ações educativas e qualificará todos os servidores da rede municipal de saúde e os Guardas Municipais que atuam em unidades de saúde até o final de 2018. “Nós sempre revemos nossas ações para aperfeiçoar o que está caminhando. É um processo contínuo, uma parte importante de uma ação que acreditamos que terá impacto não só na qualidade do atendimento prestado mas também na redução dos episódios de violência nas nossas unidades de saúde” afirma o secretário de saúde, Jackson Machado.

A qualificação dos trabalhadores será feita por meio de cursos de Capacitação e Atendimento ao Público com metodologia ativa. O projeto conta com os seguintes módulos: Atendimento à população LGBT, O contexto da Segurança nas Unidades de Saúde (curso que capacitará Guardas Municipais), Capacitação em Atendimento ao Público: Comunicação e Escuta Ativa e Prevenção de Conflitos e Segurança nas Unidades de Saúde. As turmas terão em média 35 participantes e as aulas serão ministradas nas próprias unidades. “Temos a perspectiva de atender todos os funcionários da rede de saúde. Essa capacitação não irá prejudicar o funcionamento dos equipamentos de saúde, estamos trabalhando com uma agenda estratégica que além de prioritária não vai causar desassistência na rede. Nós também já iniciamos um projeto para a inserção do Bem-Vindo nos treinamentos para as novas pessoas que entrarem na rede” afirma a gerente de Educação em Saúde, Cláudia Fidelis Barcaro.