Pular para o conteúdo principal

Prefeitura implanta novo núcleo do Esporte Esperança com aulas de futsal
Foto: Vilma Tomaz

Prefeitura implanta novo núcleo do Esporte Esperança com aulas de futsal

criado em - atualizado em

As crianças e adolescentes dos bairros Maria Goretti, Fernão Dias e São Marcos, região Nordeste da capital, têm a possibilidade de praticar aulas de futsal a partir desta terça-feira, dia 29.  A Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, implanta nesta data o núcleo do programa Esporte Esperança no Ginásio Poliesportivo São Marcos, localizado à rua Maria Aparecida, 150, bairro São Marcos. 

As inscrições para alunos de 6 a 14 anos podem ser feitas durante a realização das aulas, às terças e quintas, de 13h30 às 16h.  Os contatos de informações sobre inscrições podem ser feitos pelo e-mail  esporte.esperanca@pbh.gov.br e telefone 3246-5095. 

Após dois anos de interrupção das atividades em função das medidas de controle da pandemia de Covid-19, as ações presenciais do Esporte Esperança foram retomadas em novembro último. Atualmente, cerca de 1,1 mil alunos estão inscritos em várias modalidades esportivas. 

No Polo Esportivo Dom Bosco, os alunos praticam futsal, boxe, judô e ginástica rítmica. Nos campos do Vale do Jatobá, Santa Maria, Inconfidência e Radiante, futebol de campo. Futsal e vôlei são praticados em núcleos comunitários, no Centro Comunitário  Bettina, na Arena Morro das Pedras e no CRAS Havaí. 

Ainda neste semestre será retomada o Polo Esportivo e de Lazer  na Praça Louis Braille, mais conhecida como Praça da Saudade, no bairro Saudade, região Leste da capital. Neste Polo serão abertas  400 vagas de iniciação esportiva. 

Esporte Esperança 

O programa  visa garantir às crianças e aos adolescentes, residentes em áreas de vulnerabilidade social, o acesso aos esportes, aos jogos, à ginástica e às brincadeiras.  O programa faz parte da política pública de esporte e lazer  com a diretriz de  contribuir para a  formação social dos participantes, estimulando o desenvolvimento de atitudes solidárias, cooperativas, éticas e de cidadania. 

Desde 2020, as ações do programa se expandiram para a plataforma digital: no canal da Prefeitura de Belo Horizonte no Youtube estão postadas videoaulas  com conteúdos sobre jogos, brincadeiras e fundamentos de diversos esportes.