Pular para o conteúdo principal

Fachada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, durante o dia.
Foto: Stênio Lima/PBH

PBH e CCBB firmam parceria para promoção de acesso à arte e cultura

criado em - atualizado em

Usuários de serviços oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania iniciam nesta sexta-feira, dia 17, uma série de visitas guiadas ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). As atividades foram definidas a partir de uma parceria com o Centro Cultural e têm como objetivo proporcionar vivência cultural aos participantes. As visitas serão realizadas todas as sextas-feiras, a partir das 14h, com duração de 1h30.

 

As turmas, com até 44 participantes cada, terão acesso, de forma gratuita, às exposições e à história do edifício, por meio de visitas personalizadas e mediadas. Nessas visitas, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar impressões e refletir sobre memória e cuidado.

 

De acordo com o subsecretário de Direitos e Cidadania, Thiago Alves, a proposta é democratizar o acesso. “Fomos procurados pela equipe do Educativo do CCBB na perspectiva de ampliação de acesso e democratização da fruição da cultura, o que vem ao encontro aos programas que já desenvolvemos com os grupos e populações,” afirmou.

 

A parceria contempla a participação dos grupos acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), grupos de idosos do Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), mulheres usuárias do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Benvinda), usuários do Centro de Referência LGBT e jovens do Centro de Referência da Juventude.

 

Para a gerente do BH Cidadania, Katia Zacché, a iniciativa permite que as famílias e os grupos acompanhados tenham acesso aos espaços culturais que a cidade oferece. “Essas atividades vão possibilitar a ampliação das vivências individuais e coletivas e o fortalecimento do sentimento de pertencimento à cidade”, acrescenta.