12 July 2022 -
Na última semana, a Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a 3ª Edição do BH Itinerante Virtual, curso de extensão em educação ambiental, realizado semestralmente com o objetivo de formar agentes ambientais para a promoção de ações sustentáveis.
Com ocupação total das vagas ofertadas, a edição formou 50 novos agentes multiplicadores, que concluíram os 11 módulos que compuseram as 92 horas previstas na grade curricular do curso. A previsão é que uma nova turma seja aberta no segundo semestre deste ano, de volta à modalidade presencial e com inscrições que se iniciam no próximo mês de agosto.
O conteúdo programático aborda assuntos como ecologia integral, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), Agenda 21, aspectos físicos e biológicos, ambiente urbano, redes socioambientais e políticas urbanas. A metodologia utilizada é apresentada por meio de relatos de experiência, palestras, atividades interativas e lúdicas.
Criado há 22 anos por meio de uma demanda do público para que fossem aprofundadas as discussões de temas da realidade socioambiental de Belo Horizonte, o BH Itinerante já realizou 39 edições no formato presencial e três edições no modo virtual.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, os formandos agora estão aptos a deixar um importante legado de boas ações em suas comunidades: “Quando a PBH oferta um curso no propósito de formar agentes defensores do meio ambiente, ela visualiza a importante missão de proteger os ecossistemas e multiplicar boas práticas nos grupos impactados por estas pessoas. Estamos realizados com o resultado da nossa última edição e otimistas próximos os próximos passos dos novos agentes ambientais”, destaca.