Pular para o conteúdo principal

Pontos Limpos implantados pela PBH colocam fim a lixões
Divulgação/PBH

Pontos Limpos implantados pela PBH colocam fim a lixões

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou 127 Pontos Limpos neste ano em todas as regiões da capital. O programa visa combater as deposições clandestinas de resíduos na cidade. São locais em que moradores do entorno, carroceiros, caçambeiros e caminhoneiros, entre outros, despejam entulho e lixo de forma irregular, prejudicando toda a comunidade.

“O programa transforma áreas degradadas em ambientes saudáveis”, explica a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Kryscia Palhares. De acordo com ela, antes e durante a implantação de um Ponto Limpo, é feita uma campanha educativa com toda a vizinhança do entorno. Durante a ação, o local é limpo e recebe uma placa, com os dizeres “Ponto Limpo – Proibido jogar lixo e entulho. Lançar resíduos neste local constitui crime ambiental. Sujeito a multa”.

Ela ressalta que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso do programa. “Na campanha de conscientização, chamamos a atenção para o fato de que o acúmulo de lixo e suas consequências como mau cheiro, poeira, atração de insetos e animais, além da poluição visual, prejudicam toda a vizinhança. Ao se comprometerem com a ideia, os moradores ajudam a tomar conta do espaço, mantendo-o limpo. Eles se tornam nossos parceiros e ficam mais vigilantes para que não haja reincidências”, diz.

Kryscia Palhares explica que o grau de envolvimento da comunidade faz com que em alguns Pontos Limpos haja uma verdadeira mudança na paisagem. “Alguns locais ganham o plantio de árvores, jardins, cercas e pequenas obras. Assim, o que antes era alvo de descarte dos mais variados tipos de resíduos, torna-se um local agradável para todos desfrutarem”, diz.

SLU oferece alternativas para o descarte

Em Belo Horizonte há opções corretas para descartar os resíduos ao invés de jogar nas vias. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) da SLU recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros. Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia. Atualmente Belo Horizonte conta com 34 URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços das URPVs estão disponíveis no portal da Prefeitura.

O cidadão que presenciar deposição clandestina de resíduos ou estiver prejudicado por esse tipo de prática pode registrar a denúncia nos canais digitais da Prefeitura, por meio do aplicativo APP PBH ou pelo Portal de Serviços.

“A participação da população é importante para o êxito da limpeza urbana. Cada um pode ajudar muito fazendo sua parte, descartando corretamente seus resíduos. O resultado é mais qualidade de vida e saúde para todos, além da preservação do meio ambiente”, diz Kryscia Palhares.