Pular para o conteúdo principal

Peixes nadam em aquário da Fundação Zoobotânica
Foto: Daniel Alves/PBH

Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica tem programação especial de férias

criado em - atualizado em

As férias de julho chegaram e, com elas, a oportunidade de curtir uma série de atividades voltadas para toda a família. A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica organizou uma programação variada até o dia 31 deste mês. Estão programadas atividades em vários parques de Belo Horizonte e nos espaços e equipamentos do Jardim Zoológico (Praça Nacional, Casa dos Répteis, Aquário do Rio São Francisco, Zooboteca e Borboletário).

 

A programação inclui música, dança, apresentações de mágica, piquenique literário, brincadeiras tradicionais, estímulo à leitura e à contação de histórias e “causos”; oficinas de circo, rua de lazer e atividades recreativas; apresentação de quadrilhas e também momentos de relaxamento e equilíbrio como os proporcionados pelas sessões de Yoga e Lian Gong, entre outras.

 

Na Zoobotânica os destaques ficam por conta de atividades como “Encontro com gorilas” (bate papo sobre a espécie e, agora, com um novo filhote recém-nascido), Oficina Bicho-Pau, Pegada Ecológica, Caça ao Tesouro, além de visita noturna ao Aquário do Rio São Francisco e visitas mediadas e guiadas respectivamente à Zooboteca e ao Borboletário. 

 

Confira a programação completa de todos os parques.

 

 

Exposição artística - Parque Ecológico da Pampulha

Espaço para correr, brincar, pisar na grama, soltar pipa e andar de bicicleta, até o dia 30 de julho, o Parque Ecológico da Pampulha é também espaço para a exposição “Aprendendo com Anne Frank – Histórias que ensinam valores”. A mostra é composta de três painéis que apresentam fatos importantes da vida de Anne Frank, uma menina judia que, durante a Segunda Guerra Mundial, teve que se esconder com sua família e mais quatro outros judeus para escapar da perseguição nazista na Holanda. Durante a reclusão, Anne escreveu o seu diário que é um registro vivo dos acontecimentos da Guerra vistos pelos olhos de uma jovem. Os painéis também fazem referência às pessoas que a ajudaram e trazem também uma réplica do “Diário de Anne Frank” e alguns documentos históricos. A exposição também oferece uma aula digital introdutória, baseada na vida de Anne Frank. O Parque e a exposição podem ser visitados de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h.

 

 

Uma noite no Aquário - Visita noturna ao Aquário do Rio São Francisco

Para quem deseja aproveitar o restante das férias de julho, a dica é participar do Projeto “Uma Noite no Aquário”, que será realizado nos dias 24 e 31 deste mês na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. A atividade, que consiste em uma visita noturna aos 22 tanques que compõem o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, representa uma oportunidade de ver o local com um olhar diferente e, acima de tudo, conhecer as espécies de peixes que possuem hábitos noturnos, com destaque para o surubim, um dos maiores peixes de água doce do Brasil. 

 

Vale lembrar que o acesso ao Aquário para a visita noturna acontece exclusivamente pela avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha. Mais informações sobre preço podem ser obtidas aqui.  

 

 

Lembrete

Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, o acesso aos Parques da Serra do Curral, Aggeo Pio Sobrinho e das Mangabeiras, além do Mirante do Mangabeiras e Jardim Zoológico, requer a apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita, e documento de identidade com foto. É importante lembrar que bebês menores de nove meses, por não poderem ser vacinados, não devem adentrar os espaços. Confira demais casos em que a vacina não é recomendada. 

 

O estacionamento no Parque das Mangabeiras agora integra o sistema rotativo digital da BHTrans. Para sua comodidade, leve o talão ou baixe o aplicativo “Rotativo Digital BH” (disponível para Android e iOS).