Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH serviu mais de 4 mil refeições no tradicional Almoço de Natal
Foto: Amira Hissa/PBH

Prefeitura de BH serviu mais de 4 mil refeições no tradicional Almoço de Natal

criado em - atualizado em

A 29ª edição do Almoço de Natal dos Restaurantes Populares levou alimentação saudável e solidariedade a mais de 4 mil pessoas neste dia 25 de dezembro. Com cardápio especial, casa cheia e a presença ilustre do Papai Noel, o Restaurante Popular Hebert de Souza, na região da Rodoviária, foi cenário para o Natal de muitas famílias, de forma gratuita. 

 

Para a produção das refeições, foram mais de 650 quilos de carne, 320 de arroz, 120 de feijão, 200 de farofa, 170 de salada, além 500 quilos de frutas servidas e outros 500 quilos usados na produção de suco natural. Em parceria com o Movimento BH + Feliz, foram entregues 2 mil picolés para refrescar o calorão. Com o apoio de voluntários, parceiros e servidores, a Prefeitura mantém a tradição e, a cada ano, enriquece mais o momento. Neste ano, foram cerca de 3 mil doações, entre brinquedos, guloseimas, livros infantis e materiais escolares, recebidas ao longo do mês. 

 

O diretor das Unidades de Alimentação Popular da PBH, Wellemy Nogueira, comentou a importância da data. “Este é o momento de garantir refeições saudáveis e de qualidade, contribuindo no enfrentamento da fome, como o prefeito Fuad Noman nos orienta, mas hoje com um toque especial. É um momento em que todas e todos se unem, colocando ainda mais carinho e acolhimento em cada refeição servida”. 

 

Ir ao Restaurante Popular para o Almoço de Natal é uma tradição que tem passado de gerações. Luciene Moreira, de 42 anos, seguiu os passos da mãe e agora traz os filhos gêmeos. "Tem 27 anos que venho, desde os meus 15. Vinha com minha mãe, mas agora que ela não está mais aqui, venho com meus filhos. Eu amei o almoço e todo ano o cardápio é diferente. Além da comida, o jeito que somos recebidos aqui, tratados como iguais, é um diferencial que me faz sempre voltar. Os meninos ganharam doces e presentes. Agora vamos seguir", conta a vendedora. 

 

Público que acessa as refeições gratuitas dos Restaurantes Populares diariamente, a população em situação de rua também participou da festa. Vilma Silva aproveitou a Rádio Social, montada pelo Grupo de Mobilização Social da PBH, para deixar um recado. “Eu gostaria muito de agradecer ao Popular por esse almoço maravilhoso, dizer que gosto muito do pessoal. Um Feliz Natal especialmente para as pessoas que, assim como eu, estão em situação de rua e que todos os dias podem comer uma comida de qualidade aqui”. 

 

Além do almoço no Restaurante Popular I, as demais unidades também realizaram oferta de almoço gratuito exclusivamente à população em situação de rua, conforme acontece aos finais de semana e feriados desde o início da pandemia. 

 

Os Restaurantes Populares 

 

Os Restaurantes Populares são importantes equipamentos públicos do município, além de oferecerem refeições de qualidade, nutricionalmente balanceadas, com respeito aos hábitos alimentares e ao meio ambiente, ainda funcionam como um espaço multiuso para diversas atividades que promovem capacitação e cidadania. Além da qualidade da refeição, cabe destacar o papel que os Restaurantes Populares cumprem na garantia do direito humano à alimentação adequada para quem mais precisa, especialmente no contexto atual.