Pular para o conteúdo principal

Um casal de bonecos de plástico se abraçam na proa de um barco, recriando a cena do filme "Titanic". Foto Shirley Fraguas e Henrique Perini
Foto: Shirley Fraguas e Henrique Perini

Exposição une brinquedos e cinema no MIS Cine Santa Tereza

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, apresenta no MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias), a exposição fotográfica “PlaymoScenes”. Produzida pelos fotógrafos e cineastas mineiros Shirley Fraguas e Henrique Perini, a mostra traz releituras fotográficas de cenas clássicas de filmes com bonecos em cenários diversificados. A mostra fica em cartaz de 4 de abril a 6 de maio e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 21h; e aos  sábados, das 16h às 21h. A entrada é gratuita.

A exposição PlaymoScenes propõe ao espectador uma associação nostálgica e lúdica das obras ao unir brinquedos e filmes. Fazem parte dela imagens clássicas de sucessos do cinema, como “Kill Bill”, “O Exorcista”, “Titanic”, “Forrest Gump”, “Edward Mãos de Tesoura”, “O Iluminado”, entre outros. A exposição exibe também algumas peças usadas na criação das fotos.

O projeto teve início quando a dupla resolveu produzir uma foto de divulgação da empresa de casamento e eventos que possuíam. Assim, selecionaram alguns bonecos e foram fotografar “os noivos” na região da igrejinha da Pampulha. A partir daí surgiu a ideia de fazerem uma série de fotografias com cenas de filmes famosos usando os poucos bonecos que adquiriram durante o processo e a criatividade de cada um dos artistas. O projeto existe desde o final de 2013. Até o momento já são mais de 40 cenas de filmes recriadas.

 

Os realizadores

Shirley Fraguas é formada em jornalismo com especialização em cinema e fotografia. Como cineasta já teve diversos trabalhos exibidos em mostras no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Espanha e Itália. Em 2015, recebeu o prêmio de melhor documentário por “ELES” na mostra independente de cinema de São Paulo. Alguns trabalhos já foram exibidos na Rede Minas e Canal Brasil.

Henrique Perini é formado em biologia e cinema, trabalhando em ambas as áreas. Já fez exposição fotográfica no Centro Cultural Cento e Quatro, em Belo Horizonte, no ano de 2013, com o trabalho Fotossensível. Já desempenhou diversas funções, como diretor, diretor de fotografia e produção em programas de TV e em curtas-metragens.